Opinião
O futuro da privacidade digital
A Google está a preparar uma grande mudança na forma como os utilizadores dão permissão de acesso aos seus dados pessoais. Neste artigo de opinião, Pedro Freire, da Jakala Iberia, pesa os prós e contras desta mudança
Segurança da impressão: já é uma prioridade das empresas?
Neste artigo de opinião, Tiago Santos Ribeiro, da Konica Minolta, lembra que a segurança de uma empresa é tão forte quanto o seu elo mais fraco – e esse elo é, muitas vezes, uma simples impressora
IDC: Inteligência Artificial permitirá duplicar automação de processos já em 2025
E cada vez mais tarefas de IA serão feitas diretamente nos equipamentos dos utilizadores, como explica Gabriel Coimbra, diretor-geral da IDC Portugal
Medicina dentária 2.0: como pode a tecnologia revolucionar a ida ao dentista?
"Para todos os que sofrem com aquilo que deveria ser uma simples consulta de rotina, a tecnologia Airflow surge como uma solução para quem tem dentes mais sensíveis" - a opinião de Daniel Oliveira, Higienista Oral na Malo Clinic Lisboa
2024 e o Dia Europeu da Proteção de Dados
"Em 2024, em que ponto se encontra o RGPD?" - a opinião de Sónia Neves, Data Protection Officer na Zurich Portugal
Transformação nas telecomunicações e o pilar invisível da experiência do consumidor
A capacidade de adaptação às exigências do 5G e a eficiente utilização de soluções open source e Telco Cloud não são apenas palavras da moda, mas elementos cruciais na construção de uma infraestrutura resiliente que mantém o cliente no centro
Como a máquina e os Humanos estão a trabalhar em conjunto para um Novo Mundo
"É difícil prever o efeito da IA no futuro próximo, mas é possível observar desde já os seus benefícios em vários setores como a medicina" - a opinião de Gil Assunção, senior developer and Architect da Agap2IT
Obrigações fiscais: um tema pouco simpático que pode ser automático
"A 'culpa' é do Robotic Process Automation (RPA), uma tecnologia com base em robôs de software para automatizar tarefas repetitivas e manuais, frequentemente realizadas por seres humanos em sistemas empresariais" - a opinião de Felicidade Ferreira, Diretora da Unidade de Negócio Small & Mid Market na Cegid em Portugal e Cabo Verde
2024: ano do primeiro contacto?
Será que estamos em vias do primeiro contacto com uma nova espécie inteligente? A opinião de Sérgio Magno, diretor da EI
Portugal no epicentro da tecnologia europeia
O responsável pela empresa de software elenca os principais motivos porque o País é um dos mais atrativos da Europa para a fixação de empresas tecnológicas
2024: o que vem depois do ChatGPT?
O responsável pela consultora especialista em transição digital antecipa o novo normal, pós ChatGPT
Cibersegurança: três perguntas para avaliar a sua empresa
"Sistemas obsoletos são um grande risco de segurança, incluindo a execução de versões desatualizadas do Windows e versões não suportadas do Windows Server para fins profissionais" - a opinião de Inês Oliveira, Product Specialist IT Services da Konica Minolta Portugal
Como estar preparado para o desaparecimento dos Third-Party Cookies?
"Neste contexto, impõe-se uma questão: Quais as opções se não houver acesso a primary data nem qualquer possibilidade de os recolher?" - a opinião de Guilherme Coelho, Country Manager da Incubeta em Portugal
Tudo o que precisamos de saber sobre cibersegurança, aprendemos no jardim de infância
"Nas operações e manutenção de TI, tal como na higiene pessoal, o utilizador é responsável por limpar a sua própria porcaria" - a opinião de Rui Duro da Check Point
Fui cobaia e isso resultou num artigo científico
Em 2019 participei como voluntária num estudo científico da Universidade de Coimbra. Os resultados estão agora publicados numa revista do grupo Nature e ajudam a explicar como é que o cérebro identifica os objetos
Porque precisam as organizações de um Security Champion?
"Estes campeões da segurança devem combinar capacidade com senioridade" - a opinião de Mauro Almeida, Head of Cibersecurity da NTT DATA Portugal
30% da manutenção dos escritórios passa a ser realizada através de IA
"Quando os dispositivos de escritório inteligentes são integrados como parte de um sistema coeso e ligado em toda a organização, são criadas oportunidades que proporcionam experiências mais proactivas, contextualizadas, personalizadas e automatizadas" - a opinião de Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal
IA aumenta velocidade dos programadores para criar soluções digitais
"Os fatores que impulsionam a proliferação de ferramentas de geração de código automatizadas incluem iniciativas organizacionais para alcançar a inovação digital face à luta contínua para preencher cargos de programador" - a opinião de Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal
Cibersegurança: a batalha da IA contra a IA
"As plataformas online não são seguras, uma vez que os chatbots alimentados por IA podem fazer-se passar por humanos de forma convincente, levando a tentativas de engenharia social mais bem-sucedidas" - a opinião de Gustavo Silva, InfoSec Engineer na Blip
A proatividade é a chave para responder aos desafios impostos pela IA?
"Para se modernizarem, as empresas deverão ser orientadas a dados e utilizá-los, por exemplo, para atualizações em tempo real, recolha de feedback de clientes e parceiros ou para perceber as necessidades dos clientes" - a opinião de João Romãozinho de Carvalho, diretor na Kyndryl Portugal
Setor Financeiro: humanizar a tecnologia para uma transformação digital de sucesso
"A personalização da experiência do cliente é um fator fundamental para a satisfação do mesmo e para fomentar uma relação duradoura" - a opinião de Mário Martins, Digital Experience Director na IT Sector