exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Opinião

Sustentabilidade imposta

Na China, o ano começou com um alerta vermelho em 24 cidades devido à poluição atmosférico. Um nível que levou as autoridades a impor restrições no trânsito, a fechar escolas e até limitar algumas atividades económicas.

  • 333

Quase 40 outras cidades chegaram aos níveis laranja e amarelo que, apesar de não levarem às restrições indicadas, têm consequências negativas graves para a saúde das pessoas. Mas não se pense que este é um problema longínquo. Em Paris, as autoridades também já optaram por limitar o trânsito em consequência da poluição e aqui “ao lado” em Madrid, três dias antes do final de 2016 só os carros com matricula par (e elétricos) puderam circular na cidade e a velocidade máxima numa das vias rápidas mais populares foi limitada a 70 km/h. Segundo um estudo da Agência Europeia do Ambiente publicado em novembro, em Portugal terão morrido mais de seis mil pessoas entre 2012 e 2013 em consequência da poluição atmosférica.

CLIQUE AQUI para continuar a ler este artigo, que faz parte da Exame Informática Semanal.
(conteúdo gratuito)

  • 333
  • Opinião

    A Nvidia ainda é mais conhecida pelos processadores gráficos GeForce que equipam a maioria das placas gráficas vendidas no mercado. Mas a empresa liderada por Jen-Hsun Huang tem vindo a diversificar o investimento de um modo que até pode passar despercebido.

  • GM, Mercedes, Bosch… Vocês são a seguir!

    Opinião

    Se a indústria automóvel não acelerar o passo, há marcas que correm o risco de repetirem a história da Nokia. A Apple está à espreita com muitos milhares de milhões para investir e uma legião de fãs que compram primeiro e perguntam depois.

  • Tesla volta a “esticar-se”

    Opinião

    A Tesla anunciou que todos os novos carros da marca vão incluir hardware que vai permitir condução totalmente autónoma. Mas este é um anúncio sério ou uma manobra de marketing para investidores?