exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Opinião

Elon Musk e Donald Trump: quando a necessidade ganha à ideologia

Foto: Chips Somodevilla, Getty Images

Musk está com Trump porque acredita que, se assim não fosse, corria o sério risco de ver a Tesla e, sobretudo, a SpaceX desparecerem. Ao estar próximo do presidente recém-eleito, pode evitar ou, pelo menos, tentar evitar que os fortes lóbis das indústrias automóvel, espacial e do petróleo possam, na prática, destruir as hipóteses de sobrevivência da Tesla e da SpaceX.

  • 333

Muitos portugueses ainda não sabem quem é Elon Musk, mas não é à toa que o CEO da Tesla e da Space X é muitas vezes comparado a Steve Jobs. Como o fundador da Apple, Musk também está a revolucionar diferentes mercados e indústrias. Jobs mudou por completo a computação pessoal com os primeiros Mac; as comunicações móveis com o iPhone; a música com o iPod e o iTunes; e interveio de forma decisiva no cinema. Musk está a mudar a indústria automóvel com a Tesla, a corrida ao espaço com SpaceX e a produção de energia com a SolarCity (agora parte integrante da Tesla). Este empresário/inventor está ainda fortemente envolvido no desenvolvimento da Inteligência Articial e foi ele que lançou a ideia do HyperTransport, um sistema que se apresenta como o futuro dos transportes públicos de altíssima velocidade.

É fácil concluir que Elon Musk já é um dos empreendedores de maior sucesso a nível mundial e se tudo correr de acordo com os “Master Plans”, um género de lista de objetivos nais que publica com alguma regularidade, é muito provável que daqui a alguns séculos os livros de história dediquem páginas completas a este empresário e apenas alguns frases a Bill Gates ou Steve Jobs.

CLIQUE AQUI para continuar a ler este artigo, que faz parte da Exame Informática Semanal.

  • 333