exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Opinião

Caiu a máscara ao CEO da Uber. E agora?

A Uber vai ficar na história por várias razões e, a longo prazo, acredito que poucas delas serão positivas. É um caso de estudo interessante sobre como a imagem transmitida ao público e a realidade podem ser bem diferentes.

  • 333

Travis Kalanick, o fundador e CEO da empresa muitas vezes referida como «a maior companhia de transportes do mundo que não tem um único carro», tem conseguido manter uma imagem pública extremamente apelativa. A história de como Kalanick conseguiu angariar quase 40 milhões de dólares de investimento num pub durante o Web Summit de 2011 para o que, na altura, era pouco mais que uma ideia; as várias intervenções “inspiradoras” do CEO, nomeadamente no “palco” TED; a ideia disruptiva para a economia partilhada; e, muito importante, o facto de a Uber apresentar-se como uma alternativa a um sector normalmente muito criticado… Muita gente, a começar pela comunicação social, abraçou a Uber com toda a força e sem fazer muitas perguntas.

CLIQUE AQUI para continuar a ler este artigo, que faz parte da Exame Informática Semanal.
(acesso gratuito)

  • 333
  • Elon Musk e Donald Trump: quando a necessidade ganha à ideologia

    Opinião

    Musk está com Trump porque acredita que, se assim não fosse, corria o sério risco de ver a Tesla e, sobretudo, a SpaceX desparecerem. Ao estar próximo do presidente recém-eleito, pode evitar ou, pelo menos, tentar evitar que os fortes lóbis das indústrias automóvel, espacial e do petróleo possam, na prática, destruir as hipóteses de sobrevivência da Tesla e da SpaceX.

  • Opinião

    Na China, o ano começou com um alerta vermelho em 24 cidades devido à poluição atmosférico. Um nível que levou as autoridades a impor restrições no trânsito, a fechar escolas e até limitar algumas atividades económicas.

  • GM, Mercedes, Bosch… Vocês são a seguir!

    Opinião

    Se a indústria automóvel não acelerar o passo, há marcas que correm o risco de repetirem a história da Nokia. A Apple está à espreita com muitos milhares de milhões para investir e uma legião de fãs que compram primeiro e perguntam depois.

  • Tesla volta a “esticar-se”

    Opinião

    A Tesla anunciou que todos os novos carros da marca vão incluir hardware que vai permitir condução totalmente autónoma. Mas este é um anúncio sério ou uma manobra de marketing para investidores?

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"