exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Opinião

No processo de transformação Digital quem não se adaptou ficará para trás

Estamos em 2005, estão em execução 25 projetos de Cidades e Regiões Digitais, e mais 7 são aprovados, num total de investimento de 200 milhões de euros distribuídos por 287 municípios, cobrindo 95% do território nacional.

  • 333

Paulo Calçada, Administrador Executivo Porto Digital

O investimento era grande, a ambição era gigante, pretendia-se com este investimento contribuir de forma clara para acelerar o processo de digitalização da nossa sociedade, a revolução (turbilhão) digital arrancava em Portugal.

Fazendo parte de um investimento alargado, investimento global de mais de 600 milhões de euros, a iniciativa das Cidades e Regiões Digitais surge enquadrada no Programa Operacional para a Sociedade de Informação (POSI). Lançado no inicio do ano 2000, o POSI um programa ambicioso, que pretendia potenciar a utilização das tecnologias por forma a garantir “democraticidade da Sociedade da Informação”, “melhorar as formas de aprendizagem”, “promover a Investigação e Desenvolvimento” e reposicionar o papel do estado, em especial no setor das telecomunicações. Como objetivo complementar, mas fundamental, este programa pretendia ainda “Organizar a Transição para a Economia Digital”.

Este conteúdo é parte integrante da Exame Informática Semanal. Para continuar a ler clique AQUI (acesso livre).

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"