O problema pode ser do jogo

Sérgio Magno
15/01/2010 15:57

Antes de desesperar, ou porque o jogo não corre, ou porque apresenta erros ou instabilidade (crashs), visite o site da produtora ou da editora do jogo. Como acontece com o restante software, também os jogos são muitas vezes sujeitos a actualizações para melhorar o seu comportamento. Muitas delas aumentam a compatibilidade com o hardware e até o desempenho.

Se o título tiver o "carimbo" Games for Windows, torna-se mais fácil obter graças ao site www.gamesforwindows.com , onde existe uma secção dedicada ao suporte deste jogos (separador Support). Aqui encontrará links para as editoras e para os downloads das actualizações dos jogos.

Não tenho drivers para o portátil

Muitas vezes os utilizadores de portáteis ficam num impasse no que diz respeito à actualização dos drivers para os chips gráficos. Por um lado o fabricante do portátil não disponibiliza controladores actualizados e por outro lado os drivers genéricos da AMD/ATI ou da Nvidia não são compatíveis com a máquina.

Há uma solução, não oficial, que poderá resolver o problema. Falamos dos modded drivers, que não são mais do que drivers alterados por terceiros, de forma a remover as limitações que impedem a instalação em máquinas não autorizadas. Só devem ser instalados em último recurso porque, por não serem oficialmente suportados, podem conduzir a problemas, como seja a instabilidade do sistema, e também podem desactivar algumas funções, nomeadamente as teclas de atalho (para activar/desactivar o monitor externo, por exemplo).

Entre os modded drivers mais conhecidos e com melhor reputação, destacamos os Radeon Omega, que como o nome indica, são compatíveis com placas gráficas e chips móveis (portáteis) Radeon (disponível em http://downloads.guru3d.com ). No campo da Nvidia recomendamos os XG Mobile nVidia Drivers (www.tweakforce.com ). Também fornecemos estes drivers modificados no DVD desta edição.

Uma vez mais chamamos a atenção para o facto de não existirem quaisquer garantias. Basicamente, ao instalar estes drivers ficará por sua conta e risco, apesar de os termos experimentado e não termos tido quaisquer problemas.

Acelerar o jogo

Os modded drivers apresentam habitualmente uma outra vantagem, a capacidade de aumentarem o desempenho. Isto porque estes drivers são, muitas vezes, afinados para acelerar o processador e a memória da placa gráfica. Ou seja, mesmo que não tenha um portátil, poderá experimentar instalar os drivers referidos anteriormente no seu para aumentar o desempenho do sistema. Quando possível, experimente aumentar um pouco as frequências de funcionamento do processador gráfico e da memória (overclock), de forma a ganhar desempenho sem perder estabilidade. Mas não exagere para evitar bloqueios constantes.

A optimização do desempenho depende, em larga medida, das opções gráficas disponíveis em cada um dos jogos e do hardware de cada máquina. A Internet é uma excelente fonte de informação para se obter dicas de configuração, sobretudo para os jogos mais populares. Muitas vezes esta informação resulta de troca de experiências entre os jogadores nos fóruns. Normalmente, é fácil encontrar-se estes repositórios de informação através de uma simples pesquisa no Google juntando, ao nome do jogo, palavras como optimization, optimizing ou tweak (por exemplo, "optimizing crysis").

Em www.tweakguides.com encontrará dicas de optimização (em inglês) para uma grande lista de jogos. É um site que vale a pena visitar, até porque apresenta estudos de optimização muito aprofundados, que permitem obter o balanço perfeito entre desempenho e riqueza gráfica.

Índice do artigo

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Samsung Galaxy S6 e S6 Edge em análise

Testamos os novos terminais topo de gama da Samsung. Ambos são exatamente iguais por dentro e constituídos apenas por uma peça, o que faz com que não se possa aceder à bateria. 

Wiko Ridge 4G em análise

A Wiko já ocupa o segundo lugar dos fabricantes de smartphones livres de operador. O Ridge 4G é um modelo de classe média e que apresenta uma relação qualidade-preço interessante. 

Nintendo 3DS e 3DS XL em análise

Já jogamos nas novas edições da Nintendo 3DS, que trazem ecrãs maiores face aos modelos anteriores, mas ainda não oferecem alta definição.

Lentes que ajudam daltónicos

Fomos até à Universidade do Minho onde está a ser desenvolvida uma nova geração de lentes que permite aos daltónicos identificarem todas as cores do arco-íris. As primeiras lentes poderão chegar ainda antes do final do ano.

Ford Mondeo 2.0 TDCi SW Titanium

Já conduzimos o Ford Mondeo. Este modelo prova que não é preciso investir numa marca de luxo para ter a melhor tecnologia a bordo.

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática 434

Em destaque neste programa: revelamos os novos topo de gama da Samsung e conhecemos umas lentes desenvolvidas para ajudar os daltónicos

Exame Informática 433

Em destaque neste programa: jogamos nas novas consolas portáteis da Nintendo e mostramos o primeiro detetor de otites desenvolvido em Portugal

Exame Informática 432

Em destaque neste programa: testamos o primeiro phablet construído pela Google e conduzimos o novo Ford Mondeo.