O problema pode ser do jogo

Sérgio Magno
15/01/2010 15:57

Antes de desesperar, ou porque o jogo não corre, ou porque apresenta erros ou instabilidade (crashs), visite o site da produtora ou da editora do jogo. Como acontece com o restante software, também os jogos são muitas vezes sujeitos a actualizações para melhorar o seu comportamento. Muitas delas aumentam a compatibilidade com o hardware e até o desempenho.

Se o título tiver o "carimbo" Games for Windows, torna-se mais fácil obter graças ao site www.gamesforwindows.com , onde existe uma secção dedicada ao suporte deste jogos (separador Support). Aqui encontrará links para as editoras e para os downloads das actualizações dos jogos.

Não tenho drivers para o portátil

Muitas vezes os utilizadores de portáteis ficam num impasse no que diz respeito à actualização dos drivers para os chips gráficos. Por um lado o fabricante do portátil não disponibiliza controladores actualizados e por outro lado os drivers genéricos da AMD/ATI ou da Nvidia não são compatíveis com a máquina.

Há uma solução, não oficial, que poderá resolver o problema. Falamos dos modded drivers, que não são mais do que drivers alterados por terceiros, de forma a remover as limitações que impedem a instalação em máquinas não autorizadas. Só devem ser instalados em último recurso porque, por não serem oficialmente suportados, podem conduzir a problemas, como seja a instabilidade do sistema, e também podem desactivar algumas funções, nomeadamente as teclas de atalho (para activar/desactivar o monitor externo, por exemplo).

Entre os modded drivers mais conhecidos e com melhor reputação, destacamos os Radeon Omega, que como o nome indica, são compatíveis com placas gráficas e chips móveis (portáteis) Radeon (disponível em http://downloads.guru3d.com ). No campo da Nvidia recomendamos os XG Mobile nVidia Drivers ( www.tweakforce.com ). Também fornecemos estes drivers modificados no DVD desta edição.

Uma vez mais chamamos a atenção para o facto de não existirem quaisquer garantias. Basicamente, ao instalar estes drivers ficará por sua conta e risco, apesar de os termos experimentado e não termos tido quaisquer problemas.

Acelerar o jogo

Os modded drivers apresentam habitualmente uma outra vantagem, a capacidade de aumentarem o desempenho. Isto porque estes drivers são, muitas vezes, afinados para acelerar o processador e a memória da placa gráfica. Ou seja, mesmo que não tenha um portátil, poderá experimentar instalar os drivers referidos anteriormente no seu para aumentar o desempenho do sistema. Quando possível, experimente aumentar um pouco as frequências de funcionamento do processador gráfico e da memória ( overclock), de forma a ganhar desempenho sem perder estabilidade. Mas não exagere para evitar bloqueios constantes.

A optimização do desempenho depende, em larga medida, das opções gráficas disponíveis em cada um dos jogos e do hardware de cada máquina. A Internet é uma excelente fonte de informação para se obter dicas de configuração, sobretudo para os jogos mais populares. Muitas vezes esta informação resulta de troca de experiências entre os jogadores nos fóruns. Normalmente, é fácil encontrar-se estes repositórios de informação através de uma simples pesquisa no Google juntando, ao nome do jogo, palavras como optimization, optimizing ou tweak (por exemplo, "optimizing crysis").

Em www.tweakguides.com encontrará dicas de optimização (em inglês) para uma grande lista de jogos. É um site que vale a pena visitar, até porque apresenta estudos de optimização muito aprofundados, que permitem obter o balanço perfeito entre desempenho e riqueza gráfica.

Índice do artigo

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Testamos uma pequena impressora que pode levar para qualquer lado e que pode ser usada para imprimir fotos a partir do telemóvel iOS ou Android. 

Testamos uns óculos de sol que incluem uma câmara e um microfone, o que lhes permite gravar vídeo e som em alta definição.

Testamos um monitor com resolução 4K, indicado para quem quer editar vídeos em ultra alta definição.

Testamos dois gadgets que ajudam a localizar objetos do quotidiano como chaves ou carteiras. Use o smartphone para evitar que se esqueça destes objetos em qualquer lado.

Testamos uma unidade SSD que usa as redes sem fios para receber e enviar dados.

 Não é preciso gastar 500 euros para ter um bom smartphone! É o que provamos nesta edição, onde analisamos e comparamos 27 smartphones dos 60 aos 250 euros

Em destaque neste programa:revelamos o serviço MB Way, que transforma o telemóvel em carteira e fomos até à AudioShow e à Lisboa Games Week.

Em destaque neste programa: testamos a EcoTank L555, a primeira impressora da Epson que usa tinteiros recarregados em casa e analisamos o convertível HP, com ecrã que roda completamente. 

Em destaque neste programa: conduzimos um superdesportivo amigo do ambiente e testamos um monitor para quer editar vídeo em ultra alta definição.

 

A BlackBerry lançou oficialmente o Classic, um smartphone com um teclado QWERTY e botões físicos de navegação.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .