Tutorial: passwords seguras para todos os serviços

10/05/2012 15:29
1- A instalação é rápida e simples, mas convém ter atenção a esta caixa. Aqui, poderá selecionar o local onde deseja guardar a pasta na qual o RoboForm coloca todos os dados relativos a login, identidades e notas de segurança. Convém que fique num local seguro.
1
/
8
2- Depois de instalado, o RoboForm coloca uma barra de ferramentas no browser e um ícone na área de notificação do sistema a partir dos quais poderá aceder rapidamente ao menu de contexto que contém os comandos e as funcionalidades mais usadas no programa.
2
/
8
3- Entre no Editor e crie uma Identity. Introduza os dados bancários, os nomes de utilizador e as palavras-passe mais usadas, e outros dados habitualmente necessários ao preenchimento de formulários na Web. Sempre que seja necessário preenchê-los, poderá fazê-lo rapidamente
3
/
8
4- Para isso, vá à barra de ferramentas no browser, coloque o rato sobre a identidade e escolha a opção Fill Forms para preencher apenas ou Fill & Submit para fazer logo o preenchimento e registo. Tem ainda a opção Edit, que permite alterar, clonar ou até eliminar a Identidade.
4
/
8
5- Para registos pontuais, entre no site e introduza os elementos de login. Clique em Save ou, caso conclua o registo, será convidado pelo RoboForm a guardar os dados de acesso. Sempre que precisar desses dados, basta clicar no botão entretanto criado na barra de ferramentas.
5
/
8
6- As palavras passe que criamos são, regra geral, fracas. Para usar passwords fortes, vá até Generate. Poderá colocar até 512 carateres e ativar os carateres especiais para a tornar praticamente indecifrável. Quanto maior for o Bit Strenght, melhor. Faça Fill para aplicar.
6
/
8
7- Para alterar as opções disponíveis nos menus de contexto, abra o Editor, clique em RoboForm e entre em Options > Context Menu. Personalize a seu gosto quais os comandos que deseja ver na barra de ferramentas do browser e no menu. Para por tudo como estava, faça Set Defaults.
7
/
8
8-Através da função Everywhere poderá sincronizar em tempo real todas as informações com outros computadores ou dispositivos móveis. Vá a Sync > Turn on Sync e crie uma conta. Através da nuvem, poderá aceder ao RoboForm via Internet a partir de qualquer lugar.
8
/
8

RoboForm, gera, guarda palavras-passe e ainda preenche formulários. Um tutorial para quem já não tem cabeça para decorar tanta password.

As passwords são aborrecidas, é um facto. Mas fazem cada vez mais parte das nossas vidas e são essenciais para que a identidade digital de cada um de nós, bem como as informações sensíveis que todos nós guardamos quer nos nossos computadores, quer na nuvem, fiquem a salvo.

Hoje em dia, é preciso usar uma palavra-passe para aceder a muitos dos serviços disponíveis online: o e-mail, as redes sociais, o banco e a Intranet da universidade ou da escola dos filhos serão os exemplos mais próximos, mas há muitos mais. E, como bem sabemos, ou se usa sempre a mesma password – mais fraca, para que não seja difícil memorizá-la – ou se arriscam palavras-passe mais elaboradas e fortes, que acabam por provocar confusões ou até mesmo esquecimento com o passar do tempo.

Por outro lado, quase todos os serviços online hoje disponíveis requerem o preenchimento de formulários, o que implica sempre gastar alguns minutos do nosso tempo quer pessoal, quer profissional. É uma tarefa que não é complicada, mas que é repetitiva. O ideal seria ter um programa que pudesse introduzir de uma só vez todas as informações requeridas.

Para estas duas questões, o RoboForm é esse programa. De uma forma simples, permite criar uma identidade com todos os dados mais habitualmente usados – pessoais, profissionais, bancários e segurança – e aplicá-los com um simples clique sempre que for necessário, evitando perdas de tempo desnecessárias. Mas, mais importante, permite a criação e memorização de palavras passe fortes para os serviços online. Melhor
ainda, esta aplicação disponível  em www.roboform.com tem uma versão gratuita que permite fazer
tudo isto sem limitações nem complicações, como poderá ver
já de seguida.

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Em destaque neste programa: reportagem sobre os Micro Dinos da Science4You e uma análise ao TomTom Multisport Cardio. Veja ainda uma dica sobre apps para tirar mais partido de redes sociais.

Experimentamos o sistema LiveOn TV da Vodafone, um serviço de partilha de vídeo em tempo real de um smartphone ou tablet para a televisão da sala.

Testamos o sistema Garmin Vivofit, uma pulseira pequena, leve e confortável e com um ecrã que fica ligado até um ano. 

Fomos correr com o TomTom Multi-Sport Cardio e gostamos do sensor que mede as pulsações cardíacas através da emissão de um feixe de luz que atravessa a pele.  

Estivemos no Intel Developer Forum e mostramos os planos para termos computadores livres de cabos: conhecemos o WiDi e o Wireless Power para ligar portáteis e tablets a ecrãs e carregar baterias sem fios. 

Os smartwatches chegaram em força! Mas para que servem e quais são os que mercem lugar no nosso pulso? As respostas nesta edição.

Em destaque neste programa: reportagem sobre os Micro Dinos da Science4You e uma análise ao TomTom Multisport Cardio. Veja ainda uma dica sobre apps para tirar mais partido de redes sociais.

Em destaque neste programa: reportagem sobre o SkyOrbiter, um satélite atmosférico feito em Portugal e outra com a Intel nos EUA. Testamos ainda o Asus ZenBook NX500.

Em destaque neste programa: reportagem sobre o drone Ar4 da Tekever e análises ao BQ Aquaris E5 FHD, ao smartwatch Mykronoz da ZeSplash e ao Huawei Ascend Mate 7.

 

A Google preparou uma nova interface e novas funcionalidades para a Inbox do Gmail. Por agora, a novidade está disponível apenas por convite, mas em breve estará ao alcance de qualquer utilizador.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .