exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

USB Tipo C: o que é e para que serve?

Os novos cabos USB Tipo C incorporam o standard USB 3.1 (duas vezes mais rápido do que o USB 3.0) e são reversíveis, pelo que as vezes em que nos enganamos e tentamos ligar o cabo com o lado errado para cima têm os dias contados.

  • 333

Paulo Matos

O USB parece ter o dom da ubiquidade: basta olhar em redor para encontrar vários dispositivos que recorrem a esta ligação. Este cabo tem vindo a evoluir e agora já estão no mercado diversos produtos com o USB Tipo C, que tem 8,4 mm por 2,6 mm de dimensões e vem com o standard USB 3.1 – ou seja, é capaz de atingir velocidades de transferência de dados de 10 Gbps (o dobro do que acontece atualmente com o USB 3.0).

Além disso, o Tipo C destaca-se por ser reversível, o que significa que ambas as pontas são iguais e que podem ser inseridas nas portas USB com qualquer um dos lados virado para cima.

Com capacidade para fornecer 100 w de energia, este cabo consegue carregar portáteis da mesma forma que nos habituámos a carregar os smartphones e os tablets por USB, já que a maioria dos laptops de 15” requer 60 w.

Destaque-se que o USB 3.1 é compatível com as versões 2.0 e 3.0, mas o Tipo C não é compatível com as portas Tipo A, pelo que, em alguns casos, será necessário recorrer a um adaptador.

Nota: Este artigo foi originalmente publicado na Exame Informática nº 236.

  • 333