exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

LinkNYC: como funcionam os quiosques que dão Wi-Fi gratuito

A cidade de Nova Iorque está a substituir as cabines telefónicas por quiosques que fornecem Wi-Fi de alta velocidade gratuito aos utilizadores.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A LinkNYC é uma nova rede de comunicações que está a substituir as cabines telefónicas de Nova Iorque por quiosques chamados Links. Cada um destes Links está equipado com uma série de serviços gratuitos, onde se destacam Wi-Fi, chamadas telefónicas para os Estados Unidos (realizadas através da app Vonage), um tablet para navegação na Internet e uma porta USB para carregar dispositivos.

Todos os residentes ou visitantes de Nova Iorque podem tirar proveito destas funcionalidades. Quando o projeto estiver concluído, deverão estar instalados mais de 7500 Links na cidade.

Por detrás do LinkNYC, além das autoridades políticas da cidade, está o CityBridge, um consórcio composto pela Qualcomm (uma empresa de chips), a Intersection (uma companhia especializada em transformar bens públicos em fontes de inovação e rendimento) e a CIVIQ Smartscapes (uma tecnológica que constrói infraestruturas de comunicações). Até agora, já foram investidos mais de 200 milhões de dólares para colocar centenas de quilómetros de fibra ótica.

Para manter este serviço gratuito para os utilizadores e conseguir gerar receitas, o LinkNYC exibe publicidade em dois ecrãs HD de 55”. Aliás, o CityBridge estima que esta iniciativa seja capaz de arrecadar 500 milhões de dólares para a cidade de Nova Iorque. Espera-se que o LinkNYC tenha um efeito de contágio e o conceito venha a ser replicado em mais cidades.