exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Como usar os atalhos do teclado para navegar no YouTube

Uma simples tecla é capaz de controlar um parâmetro específico dos vídeos do YouTube. Veja como poupar tempo e abolir o uso do rato.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Os atalhos do teclado são pensados para poupar tempo e podem ser usados até no YouTube, pelo que é útil dominar os mais importantes. Comece por pressionar o botão Tab para assumir o controlo do leitor de vídeo. Isto vai permitir-lhe ir alternando entre os vários campos à disposição: barra com o tempo do vídeo, pausa/reprodução, próximo vídeo, sem som, volume, legendas, definições, modo cinema e ecrã inteiro. Se continuar a carregar passa para os campos abaixo e onde se encontram, por exemplo, o de partilha. Contudo, existem teclas individuais de atalho para estas funções (e para mais algumas) que tornam estas tarefas ainda mais fáceis.

Pausa/reprodução – Tem duas formas: a barra de espaço será capaz de executar esta tarefa se tiver o leitor de vídeo selecionado; e a tecla K funciona sempre, independentemente do local da página do YouTube onde estiver.

Avançar ou recuar 5 ou 10 segundos – Depois de se habituar a utilizar o K, poderá tirar proveito do L para avançar o vídeo uma dezena de segundos e do J para o fazer recuar o mesmo tempo. As três letras encontram-se seguidas no teclado QWERTY. Se quiser avançar ou recuar apenas 5 segundos, utilize as setas horizontais do cursor do teclado.

Saltar para um ponto específico do vídeo – O YouTube divide os vídeos em décimos, o que significa que as teclas numéricas permitem avançar na visualização segundo esta linha temporal. Exemplos: pressione 1 para avançar até aos 10% do vídeo, 5 para ir até ao meio e por aí adiante. Se carregar no 0, volta ao início.

Super câmara lenta – Com o vídeo pausado, carregue no ponto final para avançar um frame de cada vez e na vírgula para recuar ao mesmo ritmo.

Ajustar o som – Com o leitor de vídeo selecionado, use as setas verticais do cursor para aumentar ou diminuir o volume. A letra M retira o som na totalidade.

Legendas – Pressione C para ativar as legendas e carregue em + ou para acertar o tamanho da fonte.

Ecrã completo – A letra F permite colocar imediatamente o vídeo em ecrã completo, sendo que Esc volta ao normal.

Nota: Este conteúdo foi originalmente publicado na Exame Informática nº 255.

  • 333