exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Bluetooth 5: o que é e para que vai servir

Quatro vezes mais alcance e duas vezes mais velocidade são as grandes mais-valias da nova versão de uma tecnologia que permite enviar e receber dados sem ter de se recorrer a fios.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Criado em 1994, o Bluetooth (BT) é um standard para tecnologia sem fios que permite trocar dados a curta distância através de ondas de rádio, funcionando como uma alternativa aos cabos. O seu nome é uma forma de homenagem ao rei dinamarquês do século X Harald Blåtand (que se traduz para Bluetooth em inglês), que ajudou a unir fações em guerra nos territórios que atualmente correspondem à Noruega, Suécia e Dinamarca – o que pareceu apropriado para um standard que visa permitir ligar produtos díspares.

Agora foi anunciado que o standard para a próxima versão está praticamente finalizado e o Bluetooth 5 traz consigo boas notícias. É que as duas grandes novidades desta inovação são o aumento do alcance em quatro vezes e da velocidade de transmissão em duas vezes. Estas inovações foram oficializadas pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG) – a entidade que regula o standard –, que adiantou que o maior desempenho vai ser conseguido sem qualquer aumento de consumo energético.

O Bluetooth SIG prevê que os primeiros produtos com esta tecnologia cheguem ao mercado em breve. Um dos objetivos é tornar o Bluetooth mais bem preparado para a nova geração de dispositivos IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), já que vai ser possível estabelecer comunicações mais longas usando fontes de energia autónomas e, não menos importante, de modo mais automatizado.

Atualmente, existem 8,2 mil milhões de produtos com BT em utilização e a expectativa do SIG é que, graças às melhorias presentes no Bluetooth 5 e às futuras melhorias técnicas na tecnologia, mais de um terço de todos os dispositivos IoT instalados no mundo em 2020 venham a estar equipados com BT.

  • 333