exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Como proteger-se do ransomware

O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"

  • 333

De um momento para o outro, o termo “ransomware” passou a fazer parte do léxico dos portugueses. Uma consequência do ataque global WannaCry, que trouxe este tema para a comunicação social generalista o que levou muitas pessoas a ficar assustadas e a tentar perceber melhor o que se estava a passar. Como é habitual nestas coisas, nem sempre o tema tem sido abordado corretamente nos media mais populares, onde têm surgido muitos textos com confusões e até erros. Termos como hacking, vírus ou phishing têm sido empregues muitas vezes de forma errada ou exagerada.

Quem segue os meios de especialidade está, naturalmente, mais dentro do assunto e até tem sido, nesta última semana, um “porto seguro” para familiares e amigos. Para quem está mais dentro do assunto, sabe que o ransomware está longe de ser uma novidade; que tem sido um dos tipos de ataque em maior crescimento; e que, apesar da segurança total ser um conceito utópico, há formas de minorar muito a nossa exposição aos riscos.

As três regras do costume

Há regras que já deviam ser evidentes para todos os utilizadores de dispositivos ligados à Internet, desde os PCs de secretária mais poderosos até ao mais humilde smartphone. Infelizmente, ter conhecimento das boas práticas não significa, necessariamente, pô-las em prática. Provavelmente quem anda de bicicleta sem capacete ou leva crianças “soltas” nos bancos de trás do carro sabe bem que essas não são as opções mais seguras…

Como tal, como fazem as autoridades rodoviárias, o melhor é começar por repetir os conselhos para dar à conhecer a quem não sabe e relembrar quem já sabe, mas opta por ignorar.

Este conteúdo é parte integrante da Exame Informática Semanal. Para continuar a ler clique AQUI (acesso livre)

  • 333