exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Como passar as SMS e o registo de chamadas de um smartphone para outro

Com recurso a uma simples app, em poucos minutos, pode fazer uma cópia de segurança das mensagens de texto e do registo de chamadas do telemóvel

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A expressão “há uma app para isso” propagou-se nos últimos anos. E justificadamente. Se for trocar de smartphone, é muito provável que tenha interesse em passar as mensagens de texto e os registos de chamadas que tem no terminal antigo para o novo. Com a ajuda da app SMS Backup & Restore, desenvolvida pela Carbonite, o processo é simples e rápido.

  • Instale a SMS Backup & Restore a partir da Play Store no smartphone Android onde tem as mensagens de texto e os registos de chamadas que pretende copiar. Terá acesso a um conjunto de diferentes possibilidades: fazer uma cópia de segurança numa pasta na nuvem ou no próprio smartphone; restaurar esses conteúdos; fazer uma transferência desses dados entre dispositivos através de Wi-Fi; ver as cópias de segurança; e eliminar ficheiros.

  • Avance para Cópia de segurança e escolha se ela será feita no Google Drive, Dropbox ou no próprio terminal. Se optar por uma das soluções na nuvem, inicie a sessão, selecione a conta e dê permissão para que a app veja e gira ficheiros. Será criada uma pasta com o backup (também é possível criar sub-pastas) e é possível definir que os backups mais antigos sejam excluídos entre um a 30 dias, sendo que também pode optar por Não apagar. Depois só precisa de carregar em Salvar (pode até fazer um teste primeiro).

  • Pode atribuir um nome ao ficheiro de registos de chamadas e outro para o de mensagens de texto. Além disso, é possível escolher Todas as conversas ou Apenas conversas selecionadas para as SMS (será reencaminhado para o ecrã onde fará a seleção). O processo é surpreendentemente rápido.
  • Por fim, instale igualmente a app no outro telemóvel, vá a Restauro e indique a localização do ficheiro. Pode escolher o que gostaria de restaurar – registos de chamadas, mensagens de texto ou ambos. É provável que tenha de definir a app como aplicação padrão de SMS, mas tal é apenas necessário durante o restauro e pode ser revertido após a conclusão do processo.

Nota: Este conteúdo foi originalmente publicado na Exame Informática nº 262.