exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Google Backup and Sync: como salvaguardar os seus dados de forma simples

Esta ferramenta permite aproveitar o espaço disponível na conta Google do utilizador para fazer cópias de segurança automática de ficheiros que estejam no computador

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Estava prevista ser lançada no final de junho, mas acabou por só ser disponibilizada a meio de julho. Segundo a Google, o atraso com o Backup and Sync deveu-se ao facto de ter sido necessário eliminar alguns bugs, algo que é particularmente relevante se tivermos em conta que estamos a falar de uma ferramenta concebida para fazer cópias de segurança de ficheiros e sincronização entre pastas.

Na prática, este Backup and Sync permite aos utilizadores de computadores Windows e macOS, câmaras ou cartões SD fazer cópias de segurança de documentos e fotografias ou vídeos para as contas de cada um no Google Drive e Google Fotos, respetivamente. Ou seja, os documentos não ficam limitados a um único dispositivo (computador, smartphone, câmara, etc.) e o espaço disponível é aquele que está atribuído à conta de cada utilizador – por predefinição, é de 15 GB. O processo pretende distinguir-se pela simplicidade e rapidez, pelo que o objetivo é fazer com que o utilizador escolha as pastas que quer copiar e deixar a ferramenta fazer o resto.

VAMOS USAR… Para fazer cópias de segurança de documentos, fotos e vídeos e sincronizar automaticamente pastas entre o computador e a nuvem da conta Google do utilizador

VAMOS USAR… Para fazer cópias de segurança de documentos, fotos e vídeos e sincronizar automaticamente pastas entre o computador e a nuvem da conta Google do utilizador

Parece tentador, certo? Pois bem, nós pusemos o Backup and Sync à prova para ver se é tudo realmente assim tão simples e a verdade é que não desiludiu. Antes de mais, é, obviamente, necessário descarregar a ferramenta. A versão para o Drive e a para o Fotos. Depois precisa de iniciar a sessão com a conta Google, escolher as pastas do PC de que pretende criar automaticamente cópias de segurança no Drive (podem ser depois localizadas no separador Computadores em drive.google.com) e selecionar o tamanho do carregamento para fotos e vídeos – a qualidade original é contabilizada para a quota de espaço disponível do utilizador, enquanto a alta qualidade dá direito a armazenamento ilimitado gratuito.

(Conteúdo inicialmente publicado na Exame Informática de Agosto de 2017)

  • 333