A barra de tarefas é uma ferramenta de trabalho útil para muitos utilizadores de Windows, mas não é preciso ficar preso à configuração que vem de fábrica. A versão 10 do sistema operativo da Microsoft traz consigo uma série de opções que permitem uma elevada personalização.
● Mudar a localização – Clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e escolha a opção Definições da barra de tarefas. Aceda à opção Localização da barra de tarefas no ecrã e escolha a que melhor se ajustar às suas preferências: Inferior, Direito, Superior ou Esquerdo.
● Ocultar automaticamente – O mesmo menu de Definições da barra de tarefas tem uma opção para Ocultar automaticamente a barra de tarefas no modo de ambiente de trabalho e também para o modo tablet. Ligue-a para ganhar mais espaço útil no ecrã. A barra aparecerá sempre que passar com o rato pela zona.
● Diminuir o tamanho dos ícones – Se preferir manter a barra visível, mas quiser que ela ocupe menos espaço, ative a funcionalidade Utilize os botões da barra de tarefas pequenos (ainda dentro do menu Definições da barra de tarefas).
● Alterar a cor – Carregue com o botão direito do rato no Ambiente de trabalho e clique em Personalizar. No menu que surge do lado esquerdo, escolha a opção Cores. Escolha o tom que lhe agradar mais – tanto pode optar por uma das cores do Windows que surgem imediatamente como hipótese como pode avançar com a sua própria personalização. No final, abaixo do menu que diz Mostrar cor do ambiente nas seguintes superfícies, carregue na caixa referente a Iniciar, barra de tarefas e centro de ação.
Saliente-se que, se clicar com o botão direito do rato em cima da barra de tarefas, terá acesso a um conjunto de outras opções mais simples que poderão ajudá-lo igualmente a deixar esta ferramenta à medida das suas necessidades.
Nota: Este conteúdo foi originalmente publicado na Exame Informática nº 271