exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Como controlar os dados a que as apps do Facebook conseguem aceder

O mais recente escândalo a envolver o Facebook mostra que os dados de mais de 50 milhões de perfis foram usados sem permissão. Neste tutorial ensinamos a contornar o problema

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O perfil do Facebook é muito utilizado como forma de login noutras apps. Isto quer dizer que essas aplicações passam a ter acesso a alguns dos seus dados de Facebook. Lembre-se disso sempre que estiver a instalar uma app nova e usar o seu perfil para se registar como novo utilizador, pois nessa altura é possível editar as permissões que vai conceder – na maioria dos casos, as essenciais para que a app funcione são o endereço de email que tem associado à conta de Facebook e as informações públicas presentes no seu perfil da rede social. De resto, se não é fulcral dar acesso à lista de amigos, edite as opções de forma a assegurar que não o faz.

Com o tempo, é natural que até se acabe por esquecer em quantas apps está a usar o seu perfil de Facebook como login. Para ver esses dados, aceda a Definições na rede social e, no menu do lado esquerdo, selecione Apps. Terá acesso a uma lista e junto a cada ícone da app aparece a informação de quem consegue ver que está a utilizar a dita aplicação (Apenas eu, amigos, família, etc.).

É possível modificar esse parâmetro ao clicar na opção Editar definições, sendo que também pode alterar a informação que fornece à app e se quer que ela lhe envie notificações. Se quiser ser mais radical – até porque é provável que já nem tenha algumas destas apps instaladas –, pode escolher simplesmente Eliminar. O processo é tão simples como carregar no X e confirmar a opção.

Nota: O conteúdo deste tutorial foi originalmente publicado na Exame Informática nº 270

  • 333