exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Tutoriais

Use o Google para criar álbuns fotográficos apelativos das suas férias

O Google Fotos permite armazenar fotos e vídeos de forma ilimitada e gratuita. Melhor ainda, cria automaticamente álbuns digitais que valorizam as nossas memórias

  • 333

Em média, cada smartphone regista mais de 100 fotos por mês. Os dados são resultado de um estudo de mercado da Magisto. Mas os estudos também indicam que, paradoxalmente, as imagens digitais caem muitas vezes no esquecimento ou acabam por desaparecer. Na verdade, é muitas vezes mais fácil encontrar registos fotográficos de momentos importantes na casa da avó, em álbuns impecavelmente organizados, do que na casa do neto adepto da tecnologia. A desmaterialização das fotos e dos vídeos cria o risco de estes documentos tornarem-se irrelevantes. Se não nos lembramos que existem ou se não os encontramos… então deixam de fazer sentido. Isto partindo do princípio que os ficheiros não acabam eliminados, o que acontece frequentemente devido a avarias ou pela simples troca de equipamentos. Quem nunca perdeu, por uma razão ou outra, fotos importantes?

Google Fotos: tudo numa única app

O Google Fotos é, provavelmente, a melhor coisa que aconteceu à fotografia e ao vídeo nos últimos anos. Não é apenas um app. É todo um serviço online que, apesar de já estar disponível há algum tempo, ainda não é aproveitado por muitos utilizadores.

Se ainda não usa o Google Fotos, comece por instalar a app nos dispositivos móveis suportados: tablets e smartphones com sistema operativo Android e iOS (iPhone e iPad). Na primeira vez que a app é iniciada surge um ecrã que permite configurar o modo (“Original” ou “Alta qualidade”). Escolha “Alta qualidade” para ter acesso ao espaço ilimitado. Em seguida ser-lhe-á apresentado um conjunto de dicas úteis sobre a utilização da app.

A partir de agora o Google Fotos deverá fazer uma cópia automática das imagens armazenadas no dispositivo onde instalou a app para os servidores da Google, onde vão ficar em segurança. Aguarde até que o processo esteja concluído. Não se esqueça: repita o processo de instalação e configuração do Google Fotos em todos os seus dispositivos móveis.

Agora já pode, a partir de qualquer aparelho ligado à Internet, usar a app ou abrir a página web “photos.google.com” e introduzir as suas credenciais (nome de utilizador e palavra-passe) para aceder às suas imagens.

Assistente pessoal

Mas talvez o melhor do Google Fotos seja a Inteligência Artificial. Por exemplo, após o utilizador ter feito uma viagem, é provável que o Google crie automaticamente uma “História”, onde as imagens são apresentadas com menções geográficas graças à geolocalização dos smartphones. É uma excelente forma de reavivar imagens antigas, até porque esta app vai lembrá-lo automaticamente de momentos que se passaram há anos. Ou seja, após ter feito várias fotos de uma festa de família, é muito provável que o Google Fotos apresente-lhe propostas de animações ou filmes editados automaticamente com base nos vídeos e fotos que fez. Pode guardá-los e partilhá-los com amigos e familiares.

Para ver memórias guardadas sob as mais variadas formas, toque, na app, em “Assistente” (barra inferior). Também pode recorrer ao campo pesquisa está em destaque logo na parte superior do serviço. Aqui pode usar uma grande variedade de parâmetros. Por exemplo, pesquisar por «dia do pai» para obter as imagens feitas nestes dias ao longo dos anos; pesquisar por «Coimbra» para encontrar imagens nesta cidade; ou pesquisar por «surf» para encontrar as fotos e os vídeos de quando andou a tentar a aprender a surfar. Sim, é mesmo assim tão simples.

https://images-cdn.impresa.pt/exameinformatica/2018-07-12-Livro?v=original&mw=768

COMO FOTOGRAFAR BEM COM O SMARTPHONE

Neste livro vai aprender as melhores técnicas para obter fotos e vídeos memoráveis. Desde selfies a paisagens noturnas. Explicamos-lhe ainda como dominar as configurações da câmara do seu smartphone. Peça já nas bancas. Apenas €4,90.

  • 333