exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Consultório

Monitor: 4K ou Full HD?

Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.

  • 333

Sérgio Magno

Pergunta de Francisco M.
Amigos, cá estou novamente a pedir-vos ajuda. Desta vez quero comprar um novo monitor já que o LG de 21 polegadas que eu tenho está com uns problemas graves no painel e disseram-me que não vale a pena reparar. Há uns meses fiz um grande upgrade do meu PC com a vossa preciosa ajuda: processador Core i5-6600K, 8 GB de RAM DDR4, placa gráfica Asus GeForce GTX 970. Os jogos estão agora a “bombar”. Vou comprar um monitor de 22 a 24 polegadas. Estou inclinado para o Asus LED 24“ VG248QE 144Hz 3D, que custa menos de 300 euros. Mas acham que já vale a pena ir para um monitor 4K. Se sim, há alguma coisa abaixo dos 300/350 euros?

A nossa resposta
Não conhecemos nenhum monitor com resolução 4K abaixo dos 350 euros. Mas o orçamento nem é a única característica com que se tem de preocupar na escolha de um monitor 4K. Mais importante é a definição útil real. Num monitor de 22 a 24 polegadas, a definição extra real (aquela que é percecionada pelo utilizador) trazida pelo 4K é muito baixa. Na verdade, só recomendamos monitores 4K com uma diagonal mínima de 28 ou mesmo 30 polegadas. Nos televisores é preciso duplicar estes valores para se conseguir ver a diferença do 4K.
Mas há mais. Considerando que é um aficionado dos jogos, a velocidade do painel e a taxa de atualização são tão ou mais importantes que a resolução. Ora, as opções de monitores de gaming com 4K ainda não são muitas. A grande maioria dos monitores com esta resolução disponíveis no mercado é mais apropriada para utilizações profissionais nas áreas da imagem e desenho.
Por último há que considerar a resolução a que vai jogar. É verdade que o seu sistema atual tem desempenho para correr muitos jogos a 4K, mas também há jogos mais recentes e exigentes que só vão funcionar de modo perfeitamente fluído em resoluções mais baixas.
Em resumo, a opção 4K não é a mais adequada para o seu perfil de utilização.

Ajuda aos leitores
Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.
O Consultório sempre fez parte da Exame Informática. São páginas dedicadas a responder as dúvidas dos nossos leitores, desde questões técnicas relacionadas com problemas de hardware e software, até recomendações de compras nas mais variadas áreas da tecnologia.
Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.impresa.pt. Cada e-mail deve referir-se apenas a um pedido de ajuda – pode enviar vários e-mails se tiver mais de um pedido de informação. Inclua uma descrição pormenorizada e, no caso de dúvidas técnicas, uma descrição do sistema (configuração do PC ou marca e modelo do smartphones, por exemplo).
​Como é impossível responder a todos, damos prioridade aos assinantes da Exame Informática, pelo também deve indicar os seus dados de assinante no e-mail (nome e/ou número de assinante).
As perguntas e respostas selecionadas são publicadas na revista e/ou na secção Ajuda deste site.

  • 333