exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Consultório

Windows 10: problemas na pesquisa

Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.

  • 333

Sérgio Magno

Tenho um portátil Toshiba Satellite L650-18C com Core i5 a 2,4 GHz, 8 GB de memória RAM (upgrade dos 4 GB originais) e SSD de 128 GB (upgrade do disco rígido original de 500 GB). Esta máquina, graças aos upgrades referidos, continua a responder muito bem às minhas necessidades. Há coisa de quatro meses fiz a atualização para o Windows 10, que correu sem problemas. Mas há cerca de duas semanas deixei de ter a pesquisa do menu Iniciar a funcionar. Nunca aparecem resultados, mesmo que pesquise por programas que estão instalados e listados no menu.
João Carlos

A solução mais habitual passa por obrigar o Windows a reiniciar o processo de Pesquisa. Pressione, simultaneamente, as teclas [Ctrl]+[Alt]+[Del] > escolha Gestor de tarefas > verifique que o separador Processos está selecionado > procure e selecione Pesquisa na lista de Processos à esquerda > clique em Terminar tarefa. Teste a pesquisa, que já deverá estar a funcionar. Caso a Cortana esteja a funcionar, repita o processo, mas desta vez procure e encerre a tarefa Cortana.

Se o problema persistir, clique com a tecla direita do rato sobre o botão Iniciar (logo do Windows) e escolha Painel de Controlo. Em Ver por: (junto ao canto superior direito) escolha Ícones grandes. Abra a opção Opções de Indexação disponível na listagem. Clique em Avançadas e, na janela seguinte, clique em Resolução de problemas de pesquisa e indexação e siga as instruções apresentadas.

Ajuda aos leitores
Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.
O Consultório sempre fez parte da Exame Informática. São páginas dedicadas a responder as dúvidas dos nossos leitores, desde questões técnicas relacionadas com problemas de hardware e software, até recomendações de compras nas mais variadas áreas da tecnologia.
Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.impresa.pt. Cada e-mail deve referir-se apenas a um pedido de ajuda – pode enviar vários e-mails se tiver mais de um pedido de informação. Inclua uma descrição pormenorizada e, no caso de dúvidas técnicas, uma descrição do sistema (configuração do PC ou marca e modelo do smartphones, por exemplo).
​Como é impossível responder a todos, damos prioridade aos assinantes da Exame Informática, pelo também deve indicar os seus dados de assinante no e-mail (nome e/ou número de assinante).
As perguntas e respostas selecionadas são publicadas na revista e/ou na secção Ajuda deste site.

  • 333