exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Consultório

Problemas no arranque do PC

Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas

  • 333

Sérgio Magno

Sou leitor entusiasta e assinante da Exame Informática desde o número zero, já lá vão mais de vinte anos. Ainda não fui capaz de me desfazer da coleção das revistas, que guardo cuidadosamente na minha garagem.
O desktop da minha filha tem um problema irritante, que já acontecia quando tinha instalado o Windows 7 e que não resolveu com a instalação do Windows 10. Quando carrego no botão para iniciar o computador, o sistema fica bloqueado logo no início do arranque. Tenho que forçar o encerramento. No entanto, se logo a seguir premir novamente o botão para ligar o computador, ele arranca normalmente, como se nada tivesse sucedido. Já atualizei a BIOS e já troquei a pilha do BIOS e também nada mudou. Não há nada de anormal assinalado no gestor de dispositivos. O computador, depois de arrancar, não tem quaisquer problemas de funcionamento. Pode estar várias horas seguidas ligado, sem problemas nenhuns. O encerramento também nunca levanta qualquer problema.
João A. Quadrado






Três das origens mais comuns para o problema que menciona já foram eliminados: atualização do BIOS, troca da bateria da motherboard e incompatibilidade com o Windows 10 (a falha já existia com o Windows 7). Apresentamos-lhe várias soluções possíveis, desde as mais simples até às mais trabalhosas.

Como refere que o problema já existia antes da atualização para o Windows 7, é provável que tenha feito a instalação do Windows 10 em modo atualização e não de raiz – as instalações de raiz são sempre preferíveis em termos de fiabilidade e de desempenho. Se assim foi, então o primeiro suspeito será algum software que continua no sistema. Deve começar por usar um antivírus atualizado e o Malwarebytes (pt.malwarebytes.org/downloads/) para tentar detetar a presença de software malicioso. Em seguida reinstale os principais drivers, com destaque para os drivers diretamente relacionados com a motherboard (chipset, áudio, rede, etc), já que o tipo de falha de arranque detetado é muitas vezes causado por problemas de gestão de energia dos drivers. Para o efeito, visite o site dos fabricantes dos componentes e descarregue e instale os drivers mais recentes para Windows 10 – reinstale-os mesmo que já esteja a usar a última versão. No campo da gestão energética, pode experimentar desativar o boot híbrido no Windows: clique com o botão direito do rato em Iniciar e clique em Opções de Energia > Escolher o que faz o botão para ligar/desligar. Em seguida, desmarque a opção Ativar arranque rápido. Para terminar, clique em Guardar alterações. Esta opção obriga a um reinício total de todos os subsistemas e resolve uma boa parte de problemas relacionados com drivers USB.

Verifique se o bloqueio é causado por alguma aplicação (e/ou driver) que é carregado durante o arranque. Recorra ao msconfig: pressione a tecla [Windows], digite msconfig e pressione [Enter] > escolha o separador Serviços > escolha Ocultar todos os serviços da Microsoft e pressione Desativar todos; no separador Arranque (Startup) pressione Abrir Gestor de tarefas e desative, uma a uma, desative as aplicações que são iniciadas com o Windows. Reinicie o sistema para garantir que estas alterações são registadas e verifique se o problema está resolvido. Se sim, volte ativar parte dos serviços e dos programas e volte a testar o sistema. Repita o processo até conseguir identificar o serviço ou programa problemático.

Em alguns BIOS é possível alterar o tempo de espera para a deteção dos componentes bem como opções relacionadas com a gestão energética. Estude o BIOS do seu PC nestes capítulos. Se existir algum tempo de espera configurável, experimente aumentar este valor. Desative, se existir, a opção fast boot ou similar. Experimente diferentes parâmetros relacionados com a energia.

Desligue do PC todos os periféricos como impressoras, scanners, pens Wi-Fi… No limite, desligue mesmo o rato e o teclado. Por vezes, há problemas com a deteção de periféricos.

Se nenhuma destas técnicas resultar, tente utilizar as ferramentas de recuperação do próprio Windows. Mantendo a tecla [Shift] pressionada, clique em Reiniciar. O sistema vai reiniciar e apresentar várias opções. Escolha Resolução de Problemas e, no ecrã seguinte, Repor este PC > Manter os meus ficheiros. Este processo vai obrigá-lo a reinstalar as aplicações e as personalizações, mas não vai perder qualquer documento.

Se a falhar persistir, resta-lhe fazer uma instalação de raiz do Windows 10 com formatação do disco rígido. Neste caso, terá naturalmente de fazer backup antes deste processo porque vai perder todo o conteúdo do disco rígido do PC. Se nem isto resultar, então o mais provável é que se trate de um problema de hardware. Pode parecer estranho que um componente só dê problemas quando tenta ligar o PC pela primeira vez, mas há casos de componentes avariados que só funcionam depois de estarem quentes.




Ajuda aos leitores
Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.
O Consultório sempre fez parte da Exame Informática. São páginas dedicadas a responder as dúvidas dos nossos leitores, desde questões técnicas relacionadas com problemas de hardware e software, até recomendações de compras nas mais variadas áreas da tecnologia.
Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.impresa.pt. Cada e-mail deve referir-se apenas a um pedido de ajuda – pode enviar vários e-mails se tiver mais de um pedido de informação. Inclua uma descrição pormenorizada e, no caso de dúvidas técnicas, uma descrição do sistema (configuração do PC ou marca e modelo do smartphones, por exemplo).
Como é impossível responder a todos, damos prioridade aos assinantes da Exame Informática, pelo também deve indicar os seus dados de assinante no e-mail (nome e/ou número de assinante).
As perguntas e respostas selecionadas são publicadas na revista e/ou na secção Ajuda deste site.

true

  • 333