exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Consultório

Qual escolher: Core i5 ou i7?

Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.

  • 333

Estou a escolher os componentes para fazer um upgrade ao meu PC. Vou mudar quase tudo: motherboard, CPU, placa gráfica e RAM. As minhas escolhas já estão feitas: placa-mãe Asus B150 PRO Gaming D3 (sobretudo por causa do som), 16 GB de memória DDR3 Kingston HyperX Fury 1600 MHz, placa gráfica Asus STRIX-GTX960-DC2OC-2GD5 e CPU Core i7-6700K. O custo total fica um pouco abaixo dos 750 euros, que é o meu limite. Mas tenho dúvidas relativamente à escolha do processador e da placa gráfica. Seria melhor apostar menos na CPU e mais na gráfica? Como já devem ter percebido, esta á uma máquina para jogos.
Paulo Mendes

A resposta é sim. No que a jogos diz respeito, a troca de uma GeForce GTX 960 de 2 GB por uma GeForce GTX 970 de 4 GB representa um incremento significativo de desempenho. O suficiente para, em muitos casos, ser possível jogar a 4K ou em Full HD com nível de qualidade máximo ou próximo disso. Mesmo que essa troca signifique substituir, por exemplo, o Core i7-6700K pelo Core i5-6600K de modo a manter o custo do upgrade próximo dos 750 euros. Aliás, estes dois chips têm um desempenho idêntico na esmagadora maioria dos jogos porque o “funil” de desempenho nos jogos é quase sempre o processamento gráfico. Na verdade, mesmo nas restantes aplicações o desempenho destes chips é similar porque os dois utilizam a mesma tecnologia e os mesmos quatro núcleos físicos. Os quatro núcleos extras do Core i7 são conseguidos à custa do Hyper-Threading. Ou seja, estas unidades de processamento virtuais só trazem desempenho extra quando as unidades de processamento reais têm ciclos de processamento livres (disponíveis).

No entanto, faz ainda mais sentido optar por uma das novas GeForce GTX 1060 que acabaram de chegar ao mercado. Estas gráficas são tão ou mais rápidas do que as GTX 970 e custam significativamente menos. Pode ver a nossa análise à GTX 1060 aqui.

Ajuda aos leitores Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.impresa.pt.

Ajuda aos leitores Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.impresa.pt.

  • 333