exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Consultório

4K: PlayStation 4 Pro ou PC?

Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.

  • 333

Grandes amigos da Exame Informática, comprei uma Samsung de 55” 4K e agora ando à procura de todo o tipo de conteúdos para “abrilhantar” a minha nova TV. Por enquanto, pouco mais do que o Youtube. Tenho um PC ainda bonzito (Core i5 3500K, 8 GB de RAM, gráfica Asus GeForce GTX 780 Ti) que ainda me satisfaz nos jogos. Na sala, tenho uma Wii original que ainda deixa a minha filha feliz. Mas, como disse, já só penso em 4K. Já via que a PS4 vai ter uma versão 4K para breve. Acham que vale a pena? Ou é melhor montar um novo PC para jogar na sala?
Alberto G. Dias

A resposta à sua pergunta depende de um grande número de variáveis, a começar pelas suas preferências enquanto jogador. Há algumas coisas que deverá considerar. É verdade que é possível criar um PC de sala com bom aspeto e elevado desempenho. Há, até, alguns modelos no mercado nacional que respondem a esses critérios. Também é verdade que o software já chegou a um ponto em que, em larga medida, já é fácil e prático jogar num PC na sala – o modo de ecrã total do Steam é um bom exemplo disso mesmo. Mas (ainda) é necessário fazer concessões: vai sentir necessidade de usar o teclado e o rato, nem que seja ocasionalmente (o que, apesar dos teclados já existentes para este tipo de utilização, pode não ser prático); e, para jogar em 4K com toda a glória, vai ter de fazer um investimento avultado (só a placa gráfica vai custar uns 300 euros). Outro fator importante: regra gerak, os jogos que funcionam melhor em PC são exatamente aqueles que funcionam pior na sala, porque recorrem ao teclado e ao rato. É verdade que poderá usar o PC para outras funcionalidades, como reprodução de vídeo e acesso à Internet, mas é provável que o seu atual televisor já tenha muitas destas capacidades embutidas (YouTube, Netflix, leitor de multimédia, etc). Com a PS4 Pro vai ser tudo bem mais simples e mais económico. Sobretudo se apenas procura uma máquina de jogos. Com isto não quero dizer que o PC não seja uma boa opção. Em muitos aspetos, é a melhor opção. Por exemplo, pode já ter uma boa coleção de jogos para PC que gostaria de jogar na sala; pode estar interessado nas funcionalidades extras permitidas (gerir a biblioteca de fotos e vídeos da família, por exemplo); pode querer ter uma máquina mais poderosa e mais expansível… Em suma, deve estudar primeiro o que pretende da nova máquina e o que quer gastar. Mas talvez seja melhor continuar a jogar PC na secretária e consola na sala.

Ajuda aos leitores
Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.
O Consultório sempre fez parte da Exame Informática. São páginas dedicadas a responder as dúvidas dos nossos leitores, desde questões técnicas relacionadas com problemas de hardware e software, até recomendações de compras nas mais variadas áreas da tecnologia.
Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mailconsultorio@exameinformatica.impresa.pt. Cada e-mail deve referir-se apenas a um pedido de ajuda – pode enviar vários e-mails se tiver mais de um pedido de informação. Inclua uma descrição pormenorizada e, no caso de dúvidas técnicas, uma descrição do sistema (configuração do PC ou marca e modelo do smartphones, por exemplo).
Como é impossível responder a todos, damos prioridade aos assinantes da Exame Informática, pelo também deve indicar os seus dados de assinante no e-mail (nome e/ou número de assinante).
As perguntas e respostas selecionadas são publicadas na revista e/ou na secção Ajuda deste site.

  • 333