exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Consultório

Televisor com ecrã curvo: vale a pena?

Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.

  • 333

Amigos da Exame Informática, estou no processo de escolha de um novo televisor com ecrã algures entre as 45 e as 50 polegadas (gostaria de ir para as 55”, mas não tenho espaço no móvel onde o televisor vai ser instalado). Graças à vossa ajuda, já fiz uma seleção dos modelos mais interessantes e já decidi que não vou entrar na “loucura” dos 4K: a televisão não vai ser grande o suficiente nem há conteúdos que o justifiquem. Confesso que os televisores curvos me atraem em termos de design, mas tenho dúvidas quanto à qualidade de imagem (há distorção?). Qual é a vossa opinião sobre estes ecrãs?
Pedro Martins

Os ecrãs curvos permitem uma experiência mais envolvente, mas só resultam quando o utilizador está em frente ao ecrã

Os ecrãs curvos permitem uma experiência mais envolvente, mas só resultam quando o utilizador está em frente ao ecrã

Tem toda a razão quanto ao 4K: só faz sentido em televisores com ecrãs realmente grandes e quando há acesso a conteúdo que o justifique. É bem mais importante garantir que está a escolher um televisor com boa qualidade de imagem. Para o efeito, não há nada melhor que experimentar antes, o que é possível fazer em várias lojas. Procure ver imagens especialmente difíceis de reproduzir: recomendamos clipes de vídeos com zonas muito escuras (para ver a profundidade dos negros), com grande variação de luz (Intervalo dinâmico, HDR) e com muita ação (para perceber se há algum arrastamento).
Respondendo diretamente à sua pergunta: não somos fãs dos ecrãs curvos em televisores. Não distorcem a imagem, mas o efeito envolvente só resulta quando a usar ecrãs muito grandes, o que não é o caso do televisor que procura. Depois, estes televisores “exigem” que o utilizador esteja numa zona muito específica: ao centro e relativamente próximo do ecrã. Ora, quando o televisor é para ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo, o que acontece na maioria das casas, estas condições não são alcançáveis na prática. Aliás, em muitas salas é normal existirem cadeiras ou sofás posicionados lateralmente.

Ajuda aos leitores
Tem um problema no PC ou no smartphone que gostaria de ver resolvido? Tem dúvidas sobre que televisor deve comprar? Pode encontrar aqui respostas às suas perguntas.
O Consultório sempre fez parte da Exame Informática. São páginas dedicadas a responder as dúvidas dos nossos leitores, desde questões técnicas relacionadas com problemas de hardware e software, até recomendações de compras nas mais variadas áreas da tecnologia.
Para enviar as suas dúvidas deve usar o endereço de e-mail consultorio@exameinformatica.impresa.pt. Cada e-mail deve referir-se apenas a um pedido de ajuda – pode enviar vários e-mails se tiver mais de um pedido de informação. Inclua uma descrição pormenorizada e, no caso de dúvidas técnicas, uma descrição do sistema (configuração do PC ou marca e modelo do smartphones, por exemplo).
Como é impossível responder a todos, damos prioridade aos assinantes da Exame Informática, pelo também deve indicar os seus dados de assinante no e-mail (nome e/ou número de assinante).
As perguntas e respostas selecionadas são publicadas na revista e/ou na secção Ajuda deste site.

  • 333