exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • A sinalética inteligente do Oceanário de Lisboa

    Reporter EI

    Exame Informática

    O Oceanário de Lisboa é um dos equipamentos culturais mais visitados em Portugal, com cerca de um milhão e meio de visitantes por ano. A dimensão e diversidade dos equipamentos “pediram” um salto tecnológico que respondesse às necessidades da organização e dos visitantes. A sinalética muda com frequência, de forma rápida e remota, sem grandes custos.

  • Summit 2 da Mont Blanc em testes

    Direto LAB

    Exame Informática

    Analisamos o relógio inteligente mais luxuoso que já nos passou pela bancada. Um smartwatch muito bem construído, resistente, com um ecrã curvo e com contraste suficiente para ser visto em quaisquer condições de luz. O relógio tem várias apps disponíveis na Play Store e usa o Wear OS 2.0. A bateria dura pouco mais de um dia de utilização.

  • Huawei Watch GT Classic em teste

    Direto LAB

    Exame Informática

    Analisamos um relógio inteligente que promete uma autonomia de até duas semanas em utilização, apresenta um corpo em aço inoxidável e uma moldura em cerâmica. Um dos segredos para a autonomia elevada é um sistema operativo menos exigente. Alguns utilizadores vão queixar-se da escassez de aplicações disponibilizadas, embora existam soluções suficientes para a utilização do quotidiano.

  • Parrot Mambo Mission em testes

    Direto LAB

    Exame Informática

    Analisamos um drone que foi desenhado como um brinquedo e inclui um pequeno canhão e uma pinça que podem ser acoplados à vez. O Mambo Mission é compacto, mas mais robusto do que aparenta. É possível criar jogos de habilidade muito divertidos, embora o tempo de voo seja reduzido.

  • Assistimos à estreia do 5G em Portugal

    Reporter EI

    Exame Informática

    A Vodafone usou um protótipo da Qualcomm para a estreia do 5G em Portugal. A próxima geração de telecomunicações vai permitir comunicações mais rápidas e deve dar azo a uma série de novos serviços e experiências, como uma videoconferência em Reavlidade Virtual e Aumentada. As primeiras soluções vão ser colocadas na FEUP e no Técnico.

  • Matéria e Antimatéria

    Reporter EI

    O que acontece se um humano tocar numa bola de antimatéria? Por que é que a antimatéria é escassa? Afinal, qual a diferença entre eletrões e positrões? Marija Vranic, vencedora do prémio Científico IBM, ajuda-nos a sair do reino da matéria, sem nos transformarmos em feixes de luz

  • SheepIT: como a transformação digital chegou ao setor agrícola.

    Reporter EI

    Exame Informática

    O SheepIT consiste num sistema de coleiras 2.0 que monitorizam o que as ovelhas estão a comer e emitem sons e pequenos choques para evitar que comam galhos da vinha. Segundo os primeiros testes, em apenas 15 minutos as ovelhas deixaram de comer o que não deviam. O projeto foi desenvolvido em Portugal. As comunicações de rádio permitem localizar e obter dados de comportamento, sendo que estão previstas novas funcionalidades como cercas virtuais ou ataques de predadores.

  • Spirio, o piano que toca sozinho e com grande mestria

    Reporter EI

    Exame Informática

    A Steinway lançou a tecnologia Spirio que reproduz interpretações de mais de 1700 pianistas automaticamente em pianos de cauda. O software permite replicar interpretações de Art Tatum ou Gershwin e toca sozinho devido a solenoides que acionam as teclas com 1020 níveis de pressão.

  • HP ZBook X2 em teste

    Direto LAB

    Exame Informática

    Analisamos o HP Zbook x2, um computador muito diferente que pode ser usado como portátil ou tablet, mas é na verdade uma workstation, com poder computacional para lidar com aplicações técnicas ou científicas. A HP dotou a máquina de hardware poderoso, como muita memória, um SSD generoso e um ecrã de Ultra Alta Definição