exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Vídeos

e-Liga, a tecnologia ao serviço do futebol

Exame Informática

  • 333

Estivemos no estádio do Restelo para perceber como a transformação digital está a afetar o futebol. A plataforma e-Liga já permitiu poupar uma tonelada de papel e muito tempo a todos os intervenientes. Todo o fluxo de dados é trabalhado através de acessos à Net e o sucesso é tal que a exportação para outras Ligas já está a ser estudada.

Exame Informática

  • 333
  • Portugal aponta ao espaço

    Reporter EI

    A indústria portuguesa vai colocar 12 satélites no espaço. O programa Infante, liderado pela Tekever, prevê o primeiro lançamento já em 2020. Até 2025, serão colocadas as restantes máquinas, com câmaras, sistemas de telecomunicações e radares de abertura sintética. Cada satélite vai pesar 25 quilos e vai orbitar em faixas entre os 300 e 400 quilómetros de distância para a Terra.

  • Portuguesa C2C NewCap quer revolucionar o armazenamento de energia

    Reporter EI

    Investigadores portugueses estão a desenvolver uma nova geração de unidades de armazenamento de energia que prometem juntar as virtudes dos condensadores às das baterias para aplicações industriais. Maiores potências e ciclos de carga dos condensadores e podem manter a energia por períodos prolongados como as baterias. As grandes vantagens passam pelos custos inferiores e menor poluição. A estreia deve acontecer em motores de arranque de camiões, pelo verão do próximo ano.

  • Câmara made in Portugal vê o que os olhos não veem

    Reporter EI

    A bracarense Signinum desenvolveu uma câmara multiespectral que capta imagens que mostram com precisão o tipo de materiais usados numa escultura, o estado de conservação de uma pintura ou os tons de cores que devem ser usados na restauração através de um método instantâneo e não invasivo. É um importante aliado para operações de restauro e conservação de monumentos ou obras de arte.