exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Vídeos

A pequena caixa feita em Coimbra que deteta falhas em camiões e autocarros

Exame Informática

  • 333

Stratio conhece os camiões e autocarros como ninguém. A empresa está sedeada na incubadora do IPN, em Coimbra e criou uma pequena caixa eletrónica que recolhe dados de componentes dos veículos e que consegue detetar causas de falhas e de avarias que poderão ser difíceis de encontrar. O sistema está a ser usado já nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

Exame Informática

  • 333
  • Forensic Box, a caixa que deteta vulnerabilidades nas redes informáticas

    Reporter EI

    A tese de mestrado de Bernardo Sequeiros deu origem à Forensic Box, uma caixa que identifica e analisa vulnerabilidades nas redes informáticas. O sistema usa sete ferramentas de código aberto e é usado pelos profissionais da Universidade da Beira Interior para as suas auditorias anuais. Uma das grandes vantagens é que pode ser usada por qualquer pessoa, sem ter de ser um perito de segurança.

  • Pulseiras que monitorizam comportamento cardíaco do utilizador

    Reporter EI

    Fomos conhecer a solução desenvolvida pela Optimizer e pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave para analisar o comportamento do coração do utilizador através de pulseiras com sensores e que ajudam a prever, em tempo útil, a perda de concentração e vigilância dos motoristas de autocarros. As pulseiras usadas são da Microsoft e enviam os dados para o smartphone e para os servidores da Optimizer, desencadeando depois a alarmística necessária.

  • Nintendo Labo: constrói os teus próprios brinquedos tecnológicos… de cartão

    Reporter EI

    Os kits Nintendo Labo para a Switch só chegam a 27 de abril, mas a marca japonesa tem dado a conhecer esta plataforma a algumas famílias europeias. Fomos a Madrid ver o que é possível fazer com o Labo e descobrimos que, além dos kit predefinidos, podemos dar “asas à imaginação” com o modo Garage disponível no software: permite programar e desenvolver construções de modo completamente livre.

  • Estivemos no campus da Huawei em Shenzen

    Vídeos

    A Huawei já registou mais de 12 mil patentes nos últimos anos, com destaque para as apostas na Inteligência Artificial. Estivemos no campus em Shenzen para conhecer, por exemplo, centros de testes onde são analisados cinco mil telefones de cada vez.