exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

EI TV

Exame Informática TV n.º 619: Huawei Mate 20 Pro e Glasslink, diga adeus aos cortinados

Exame Informática

  • 333

Neste programa, fomos até Londres conhecer o novo topo de gama da Huawei e apresentamos uma película desenvolvida em Portugal e que protege as janelas da luz e do calor.

Exame Informática

- Estivemos em Londres para assistir à apresentação da família Mate 20 da Huawei. No Mate 20 Pro, o único que vai chegar a Portugal, há um sensor de impressão digital integrado no ecrã e a capacidade de carregamento de outros dispositivos por indução. A grande aposta do fabricante continua a ser a Inteligência Artificial, com o chip Kirin 980 a trabalhar com algoritmos que permitem, por exemplo, digitalizar objetos em 3D e vê-los “ganhar vida” no ecrã.

- Um peixe robótico criado no Algarve e que parece um brinquedo, mas é uma ferramenta terapêutica. A portuguesa Sirius Robotics ajudou a transformar o robô Infante, criado por outras organizações, num instrumento de pacificação e relaxe. Há já contactos de potenciais interessados em usar este aparelho inovador, composto por três peças que se movem de forma coordenada.

- Conheça os Sony WH-1000XM3, os melhores auscultadores que já testamos com cancelamento de ruído. O peso reduzido e os materiais usados permitem utilizações mais prolongadas.

- Fomos até à Universidade de Lisboa, no Monte da Caparica, conhecer a Glasslink, uma película desenvolvida por investigadores portugueses e que pretende substituir cortinas e estores. A película pode ser aplicada em qualquer vidro e consegue bloquear luz e calor de forma bastante eficiente.

  • 333