exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

EI TV

Exame Informática TV n.º 622: micro-ondas para ajudar no cancro da mama e estabilizadores de vídeo

  • 333

Neste programa, tecnologia portuguesa ajuda a detetar cancro da mama e veja como os estabilizadores podem ajudar a melhorar os seus vídeos.

Conteúdo do Exame Informática TV n.º 622, que estreou na SIC Notícias a 10 de novembro de 2018:

- Investigadores do Instituto Superior Técnico estão a desenvolver uma tecnologia que vai ajudar no rastreio do cancro da mama. O projeto Medical Microwaving Imaging prevê a utilização de micro-ondas, nas frequências de 2 a 5 GHz, para detetar e localizar tecidos potencialmente doentes. O protótipo já construído tem oito antenas e uma câmara e os testes são feitos num manequim de polímero que replica a mama feminina.

- Dois estabilizadores da Feyutech que ajudam a melhorar a qualidade de vídeos captados com o smartphone ou câmara. Há mecanismos físicos como botões e rodas que ajudam a manter a estabilidade, corrigir posicionamento, ecrãs táteis disponíveis e, claro, apps.

- Câmara EOS R, a focagem automática mais rápida do mercado. Trata-se de uma câmara mirrorless full frame, destinada ao público profissional. O sensor grande permite captar mais luz, o que ajuda na qualidade da imagem. Por vezes, é difícil manter o ponto de foco correto ou as fotos aparecem com a focagem feita no sítio errado. Os comandos são ergonómicos e a interface está bem conseguida.

- Conduzimos o Jaguar E-Pace, um veículo com muita tecnologia e entretenimento a bordo. As linhas fluídas transmitem uma sensação de solidez e o estilo e qualidade no interior também convencem. O ecrã tátil tem muitas funcionalidades avançadas, embora não seja o mais simples de usar.

  • 333