exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • Spirio, o piano que toca sozinho e com grande mestria

    Reporter EI

    Exame Informática

    A Steinway lançou a tecnologia Spirio que reproduz interpretações de mais de 1700 pianistas automaticamente em pianos de cauda. O software permite replicar interpretações de Art Tatum ou Gershwin e toca sozinho devido a solenoides que acionam as teclas com 1020 níveis de pressão.

  • Etiquetas inteligentes desenvolvidas em Portugal

    Reporter EI

    Exame Informática

    A empresa portuense Infraspeak desenvolveu a tecnologia de etiquetas inteligentes que comunicam por NFC com o telemóvel dos responsáveis pela manutenção e limpeza dos equipamentos no Hotel Intercontinental em Lisboa. Há dois anos que são usadas mais de 800 etiquetas que ajudam na monitorização dos equipamentos e que permitem a comunicação na hora através de uma app. É possível configurar alertas, prazos de utilização ou operações de renovação de consumíveis.

  • Innspire, um evento focado na Inteligência Artificial

    Reporter EI

    Exame Informática

    O Innspire é um dos fóruns onde se discute inovação e tecnologia e a edição deste ano foi focada nas soluções de Inteligência Artificial. A voz é uma das áreas com mais desenvolvimentos, com as máquinas a terem cada vez mais capacidade de entendimento.

  • Puzzle, a plataforma digital que simula créditos rapidamente

    Reporter EI

    Exame Informática

    O BNI criou a marca Puzzle direcionada para as novas gerações e a plataforma funciona para clientes de qualquer banco. É a aposta para quem procura serviços digitais, com o simulador a permitir saber em menos de 20 minutos quais os encargos para um crédito até cinco mil euros. Todo o processo é digital e a resposta final é dada no mesmo dia ou no dia seguinte.

  • Tatuagens inteligentes feitas em impressoras de jato de tinta

    Reporter EI

    Exame Informática

    Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram as primeiras tatuagens eletrónicas no Laboratório de Microeletrónica Impressa e Extensível. As tatuagens são produzidas rapidamente a partir de uma impressora de jato de tinta e ajudam a monitorizar a atividade cardíaca, muscular e cerebral, podendo ainda ser usadas para comunicar por rádio com diferentes dispositivos, como mãos robóticas.

  • Easy Blood Crossmatch, a tecnologia portuguesa que acelera testes sanguíneos

    Reporter EI

    Exame Informática

    O primeiro protótipo criado entre Leiria e Coimbra deteta o grupo sanguíneo em menos de cinco minutos. A solução permite conferir a compatibilidade sanguínea através de discos com membranas com anticorpos embutidos, usando amostras de recetores e dadores. A ideia é poupar tempo e custos, nomeadamente para os países em vias de desenvolvimento.

  • MB Way estreia novas funcionalidades

    Reporter EI

    Exame Informática

    A aplicação que permite fazer pagamentos eletrónicos vai permitir pedir dinheiro e repartir os custos de uma conta com várias pessoas, bastando inserir os números de telemóvel dos envolvidos. A MB Way já pode ser usada no smartwatch da Samsung.