exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • A sinalética inteligente do Oceanário de Lisboa

    Reporter EI

    Exame Informática

    O Oceanário de Lisboa é um dos equipamentos culturais mais visitados em Portugal, com cerca de um milhão e meio de visitantes por ano. A dimensão e diversidade dos equipamentos “pediram” um salto tecnológico que respondesse às necessidades da organização e dos visitantes. A sinalética muda com frequência, de forma rápida e remota, sem grandes custos.

  • Assistimos à estreia do 5G em Portugal

    Reporter EI

    Exame Informática

    A Vodafone usou um protótipo da Qualcomm para a estreia do 5G em Portugal. A próxima geração de telecomunicações vai permitir comunicações mais rápidas e deve dar azo a uma série de novos serviços e experiências, como uma videoconferência em Reavlidade Virtual e Aumentada. As primeiras soluções vão ser colocadas na FEUP e no Técnico.

  • Matéria e Antimatéria

    Reporter EI

    O que acontece se um humano tocar numa bola de antimatéria? Por que é que a antimatéria é escassa? Afinal, qual a diferença entre eletrões e positrões? Marija Vranic, vencedora do prémio Científico IBM, ajuda-nos a sair do reino da matéria, sem nos transformarmos em feixes de luz

  • SheepIT: como a transformação digital chegou ao setor agrícola.

    Reporter EI

    Exame Informática

    O SheepIT consiste num sistema de coleiras 2.0 que monitorizam o que as ovelhas estão a comer e emitem sons e pequenos choques para evitar que comam galhos da vinha. Segundo os primeiros testes, em apenas 15 minutos as ovelhas deixaram de comer o que não deviam. O projeto foi desenvolvido em Portugal. As comunicações de rádio permitem localizar e obter dados de comportamento, sendo que estão previstas novas funcionalidades como cercas virtuais ou ataques de predadores.

  • Spirio, o piano que toca sozinho e com grande mestria

    Reporter EI

    Exame Informática

    A Steinway lançou a tecnologia Spirio que reproduz interpretações de mais de 1700 pianistas automaticamente em pianos de cauda. O software permite replicar interpretações de Art Tatum ou Gershwin e toca sozinho devido a solenoides que acionam as teclas com 1020 níveis de pressão.

  • Etiquetas inteligentes desenvolvidas em Portugal

    Reporter EI

    Exame Informática

    A empresa portuense Infraspeak desenvolveu a tecnologia de etiquetas inteligentes que comunicam por NFC com o telemóvel dos responsáveis pela manutenção e limpeza dos equipamentos no Hotel Intercontinental em Lisboa. Há dois anos que são usadas mais de 800 etiquetas que ajudam na monitorização dos equipamentos e que permitem a comunicação na hora através de uma app. É possível configurar alertas, prazos de utilização ou operações de renovação de consumíveis.

  • Innspire, um evento focado na Inteligência Artificial

    Reporter EI

    Exame Informática

    O Innspire é um dos fóruns onde se discute inovação e tecnologia e a edição deste ano foi focada nas soluções de Inteligência Artificial. A voz é uma das áreas com mais desenvolvimentos, com as máquinas a terem cada vez mais capacidade de entendimento.

  • Puzzle, a plataforma digital que simula créditos rapidamente

    Reporter EI

    Exame Informática

    O BNI criou a marca Puzzle direcionada para as novas gerações e a plataforma funciona para clientes de qualquer banco. É a aposta para quem procura serviços digitais, com o simulador a permitir saber em menos de 20 minutos quais os encargos para um crédito até cinco mil euros. Todo o processo é digital e a resposta final é dada no mesmo dia ou no dia seguinte.

  • Tatuagens inteligentes feitas em impressoras de jato de tinta

    Reporter EI

    Exame Informática

    Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram as primeiras tatuagens eletrónicas no Laboratório de Microeletrónica Impressa e Extensível. As tatuagens são produzidas rapidamente a partir de uma impressora de jato de tinta e ajudam a monitorizar a atividade cardíaca, muscular e cerebral, podendo ainda ser usadas para comunicar por rádio com diferentes dispositivos, como mãos robóticas.