exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

  • MB Way estreia novas funcionalidades

    Reporter EI

    Exame Informática

    A aplicação que permite fazer pagamentos eletrónicos vai permitir pedir dinheiro e repartir os custos de uma conta com várias pessoas, bastando inserir os números de telemóvel dos envolvidos. A MB Way já pode ser usada no smartwatch da Samsung.

  • Afinal, o que é a condução autónoma?

    Reporter EI

    Exame Informática

    Conheça aqui as principais definições de condução autónoma. Sabia que há cinco níveis definidos? Veja o que acontece nos carros de Nível 4 ou Nível 5 e o que falta para chegarmos lá.

  • Como a tecnologia ajuda à produção de fármacos para quimioterapia no Garcia de Orta

    Reporter EI

    Exame Informática

    A plataforma Vision4Lab junta QR Codes câmaras de filmar foi criada pela portugusea Quantico e ajuda a otimizar a farmácia do Hospital Garcia de Orta. Os técnicos usam a ferramenta para fabricar medicamentos administrados a doentes com cancro durante a quimioterapia. Cada procedimento é filmado e efetuado com o reconhecimento de códigos QR. A farmácia produz mais de cem doses diariamente, agora de forma mais segura e controlada.

  • Como as micro-ondas podem ajudar a detetar cancro da mama

    Reporter EI

    Exame Informática

    Investigadores do Instituto Superior Técnico estão a desenvolver uma tecnologia que vai ajudar no rastreio do cancro da mama. O projeto Medical Microwaving Imaging prevê a utilização de micro-ondas, nas frequências de 2 a 5 GHz, para detetar e localizar tecidos potencialmente doentes. O protótipo já construído tem oito antenas e uma câmara e os testes são feitos num manequim de polímero que replica a mama feminina.

  • O que se passa na cabeça de um jogador de videojogos?

    Reporter EI

    Exame Informática

    A Emotai é uma startup que pretende monitorizar o cérebro dos jogadores de e-sports. A fita usada tem quatro elétrodos e um sensor cardíaco e ajuda a recolher ondas cerebrais e ritmo cardíaco, oferecendo aos jogadores dados sobre stress, focos ou emoções. A tecnologia capta cinco bandas de frequência e ajuda a desenvolver planos de treino.

  • Glasslink, a película portuguesa que bloqueia a luz e o calor

    Reporter EI

    Exame Informática

    Fomos até à Universidade de Lisboa, no Monte da Caparica, conhecer a Glasslink, uma película desenvolvida por investigadores portugueses e que pretende substituir cortinas e estores. A película pode ser aplicada em qualquer vidro e consegue bloquear luz e calor de forma bastante eficiente.

  • Infante, um peixe robótico que faz bem à saúde

    Reporter EI

    Exame Informática

    Um peixe robótico criado no Algarve e que parece um brinquedo, mas é uma ferramenta terapêutica. A portuguesa Sirius Robotics ajudou a transformar o robô Infante, criado por outras organizações, num instrumento de pacificação e relaxe. Há já contactos de potenciais interessados em usar este aparelho inovador, composto por três peças que se movem de forma coordenada.

  • Venha conhecer o Centro de Satélites de Alfouvar, perto de Sintra

    Reporter EI

    Exame Informática

    São mais de 60 antenas espalhadas por sete hectares e meio no Centro de Satélites de Alfouvar, gerido pela Altice. Além de canais de televisão, esta rede é usada para acessos à Internet e serviços de rádio. As comunicações de satélite servem de redundância das redes nacionais. Em situações de emergência, estes satélites continuam a ser acionados para reposição e garantir comunicações.