exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

Followprice: comprar só quando chega o preço certo

  • 333

Uma startup num minuto: um pequeno script que faz a diferença na carteira e avisa sempre que um produto de uma loja online de preço. É assim o Followprice.

Na economia há apenas uma certeza: mais tarde ou mais cedo o preço de um produto vai mudar – e é nesse momento que o Followprice promete ajudar os internautas a poupar dinheiro nos artigos que encontram na Internet.

O projeto, que está a ser desenvolvido por uma startup homónima, já está a ser usado por 70 lojas nacionais – que em alguns casos já trataram de levar a monitorização de preços além fronteiras.

Os benefícios de um script tão fácil de usar quanto um registo num qualquer serviço web é notório para quem já se habituou à caça de pechinchas na Internet, mas promete trazer vantagens também para o lado de quem vende: «Um dono de uma loja pode saber quantas pessoas estão a seguir o preço de um determinado produto. E além disso ganha uma ferramenta que permite enviar informação a quem realmente está interessado num produto. Como agrega toda a informação dos produtos mais desejados, pode funcionar como uma wish list de uma loja», explica João Almeida Leitão, diretor executivo da Followprice.

A startup, que tem vindo a amadurecer o negócio no Lisbon Challenge da Beta-i, tem como modelo de negócio a cobrança às lojas aderentes de valores mensais que variam consoante o número de internautas encaminhados para as diferentes páginas.

Além de dados sobre as tendências da procura, o Followprice promete alargar a ligação de um consumidor a um produto. «Geralmente, as lojas online têm especial receio em perder as vendas por impulso. As notificações da Followprice permitem lembrar o consumidor da existência do produto que, por vezes, até pode ser difícil de reencontrar entre muitos outros que existem», acrescenta João Almeida Leitão, lembrando que o Followprice apenas envia notificações e por isso não pode ser considerado um comparador de preços.

João Almeida Correia está a desenvolver a startup Followprice em parceria com Gonçalo Mendes, Vasco Moreira e João Andrade desde novembro de 2013.