exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

Um Bio-radar criado em Aveiro

Exame Informática

  • 333

Uma equipa da Universidade de Aveiro criou um bio-radar que monitoriza a respiração e que consegue captar até o mais leve dos suspiros. Há 16 antenas distribuídas por dois grupos, um que emite radiofrequências e outro que as recebe na fração de segundo que se segue. A equipa quer agora melhorar o protótipo já desenvolvido, conferir-lhe uma maior precisão e já consegue antever algumas das possíveis utilizações do equipamento.

Exame Informática

  • 333
  • Conheça Neil Harbisson, o primeiro homem ciborgue

    Reporter EI

    Estivemos à conversa com Neil Harbisson, um artista reconhecido como o primeiro ciborgue. O jovem tem uma antena implantada que lhe permite reconhecer mais cores do que as que existem no espectro visível e que se liga à Internet para receber diretamente imagens da Estação Espacial Internacional. O próximo passo é um implante que permite monitorizar, através de um ponto de calor, a passagem das 24 horas do dia.

  • Estivemos no Big Smart Cities

    Reporter EI

    Fomos até Cascais conhecer os melhores projetos de empreendedorismo que visam melhorar a vida nas grandes cidades. Estiveram em concurso 245 candidaturas de cinco cidades portuguesas, com o vencedor a ser um projeto sobre um pavimento que reduz a velocidade dos automóveis em determinadas zonas.

  • Como uma app muda a mobilidade em Cascais

    Reporter EI

    A MobiCascais é uma app que está a ajudar a aumentar a utilização de bicicletas na vila. O serviço foi desenvolvido pela Mobi.Me e faz a diferença na gestão de quase todos os transportes públicos naquela zona. Os percursos de autocarro, bicicletas, postos de carregamento para carros elétricos e até os pontos de acesso ao Wi-Fi são monitorizados a partir de uma sala de controlo. O objetivo é conseguir analisar todos os transportes públicos do concelho, incluindo os comboios, autocarros e táxis e até ligar a serviços de Polícia e de Proteção Civil.

  • O que é que o Galaxy Note 8 tem?

    Reporter EI

    Fomos até Nova Iorque assistir ao lançamento do Galaxy Note 8, que sucede ao Note 7 que teve de ser retirado do mercado. Há muita inspiração no Galaxy S8+, destaque para a câmara dupla, para o maior ecrã de sempre deste fabricante, um bom processador Samsung e para a inclusão da S-Pen.