exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

The Inventors, ateliers tecnológicos para crianças

Exame Informática

  • 333

Fomos conhecer as atividades tecnológicas que os ateliers The Inventors propõem às crianças. Há propostas de programação, de eletrónica, de prototipagem, de robótica e muito mais. A iniciativa está agora a internacionalizar-se para Espanha e Holanda.

Exame Informática

  • 333
  • O que ainda não sabe sobre o novo Nissan LEAF

    Reporter EI

    Fomos até ao Japão conhecer a nova versão do LEAF, o carro que tem como missão democratizar o acesso aos veículos elétricos. O novo design é bem mais normal do que as versões anteriores, para conseguir apelar a uma maior fatia do público. Destaque para a tecnologia ProPilot que permite condução semiautónoma em autoestrada. A bateria permite uma autonomia máxima de 400 kms, em condução real deve rondar os 250 a 300 kms. Deve chegar a Portugal no início de 2018.

  • MASSIVE, o maior laboratório de Realidade Virtual está em Vila Real

    Reporter EI

    Fomos até à UTAD conhecer o MASSIVE, aquele que é considerado o maior e mais sofisticado laboratório de Realidade Virtual da Península Ibérica. Todos os visitantes usam óculos e sensores no corpo para experienciar a RV na primeira pessoa. Está previsto o desenvolvimento de novos cenários, como com a Marinha dos EUA e outros.

  • Qart, a box portuguesa que monitoriza a qualidade do ar

    Reporter EI

    Estivemos na Qart que criou uma caixa recheada de sensores e tecnologia que permite, por exemplo, monitorizar ruídos ou a qualidade do ar. As leituras podem depois ser usadas para identificar as zonas com maiores quantidades de monóxido de azoto e de monóxido de carbono. Pode ainda ser ligado a radares, para monitorizar quantos carros passam numa determinada rua.

  • Senergy Force, uma solução térmica desenvolvida em Portugal

    Reporter EI

    Os responsáveis da T&T prometem ganhos de 20% na climatização de edifícios, devido à utilização do ar captado no exterior e a luz solar. Prevê-se ainda a adaptação de uma rede neuronal que prevê o tipo de utilização mais eficiente, depois da instalação. O sistema deve custar entre 250 a 300 euros por metro quadrado e propõe ainda substituis elementos de cobertura, como telhados ou paredes. A comercialização deve arrancar em janeiro de 2018.

  • Elide Fire, a bola que apaga incêndios

    Reporter EI

    Já está disponível em Portugal a Elide Fire, uma bola que pesa 1,2 quilos e que permite extinguir, em poucos segundos, incêndios em recintos fechados. A ignição é feita em contacto com o fogo e liberta uma substância química indicada para abafar o incêndio. Pode ser usada como uma proteção colocada em locais fixos, como postos de abastecimento de combustível;