exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

Portugal aponta ao espaço

Exame Informática

  • 333

A indústria portuguesa vai colocar 12 satélites no espaço. O programa Infante, liderado pela Tekever, prevê o primeiro lançamento já em 2020. Até 2025, serão colocadas as restantes máquinas, com câmaras, sistemas de telecomunicações e radares de abertura sintética. Cada satélite vai pesar 25 quilos e vai orbitar em faixas entre os 300 e 400 quilómetros de distância para a Terra.

Exame Informática

  • 333
  • Vulcano: porque também há esquentadores de nova geração

    Reporter EI

    A Vulcano tem uma fábrica em Aveiro há 40 anos, onde também tem um Centro de Desenvolvimento Tecnológico de sistemas de água quente. Foi aqui que foi criado, por exemplo, um esquentador que pode ser controlado pelo smartphone e medir, por exemplo, a quantidade de água dispendida nos banhos.

  • Platforme, uma startup portuguesa que trabalha com criadores de moda de luxo

    Reporter EI

    Fomos conhecer a Platforme, uma startup do Porto que se dedica à personalização digital de moda de luxo. Já tem acordos com alguns dos maiores estilistas mundiais que usam a sua solução nas lojas virtuais e que permitem aos clientes personalizar alguns dos artigos à venda. É possível mudar os materiais, cores e até assinar os sapatos, por exemplo.

  • A revolução do grafeno passa por Portugal

    Reporter EI

    Fomos até ao Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, do Técnico, falar com investigadores que estão a trabalhar num projeto que promete revolucionar a eletrónica através de um sistema de produção de grafeno com plasmas. Esta forma permite produzir quatro vezes mais grafeno, de elevada qualidade, face aos métodos atuais. Um grama de grafeno custa cerca de mil euros a produzir atualmente, mas a equipa de Portugal acredita conseguir fazer o mesmo com cerca de 45 euros.