exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

Jogos eletrónicos desenvolvidos em Coimbra ajudam a rastrear doenças de envelhecimento

Exame Informática

  • 333

Um aluno de doutoramento da Universidade de Coimbra desenvolveu três jogos eletrónicos que podem não ser campeões de vndas mas prometem fazer a diferença no rastreio de doenças de envelhecimento. O objetivo é ajudar a detetar limitações de memória, de atenção ou capacidade coginitiva associadas a doenças degenerativas.

Exame Informática

  • 333
  • SOS Plus, a app que avisa se houver ambulâncias com emergências à sua volta

    Vídeos

    A SOS Plus é uma app que envia alertas quando há ambulâncias ou veículos de bombeiros a circular com urgência. A app está a ser testada em alguns quarteis de bombeiros e a solução está prepara para enviar alertas para telemóveis Android que se encontrem a 300 metros de distância do veículo em marcha de emergência. A informação é atualizada segundo a segundo e a app pode vir a avisar apenas veículos no mesmo sentido de marcha.

  • Cardio ID: o que diz o coração de um motorista de autocarro

    Reporter EI

    Há um volante num autocarro da Barraqueiro que permite alertar para faltas de atenção e sonolência, devido à utilização de sensores cardíacos. O volante desenvolvido pela Cardio ID já percorreu milhares de quilómetros e transmitiu todos os dados para serem criados mapas de estradas ou horas mais problemáticas.

  • Os tecidos made in Portugal que captam energia das redes móveis

    Reporter EI

    Investigadores do Instituto de Telecomunicações desenvolveram antenas têxteis: tecidos que captam energia através de materiais condutores e, por exemplo, que acendem luzes caso o utilizado esteja exposto a radiações perigosas. A captação das ondas hertzianas permite que o sistema funcione sem recorrer a baterias ou ligações à rede elétrica convencional. As primeiras aplicações passam por funcionários de telecomunicações e por um assento de carro que monitoriza a saúde do condutor.