exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

Glasslink, a película portuguesa que bloqueia a luz e o calor

Exame Informática

  • 333

Fomos até à Universidade de Lisboa, no Monte da Caparica, conhecer a Glasslink, uma película desenvolvida por investigadores portugueses e que pretende substituir cortinas e estores. A película pode ser aplicada em qualquer vidro e consegue bloquear luz e calor de forma bastante eficiente.

Exame Informática

  • 333
  • Satélite ISTsat-1: desenvolvido em Portugal e vai para o espaço rastrear aviões

    Reporter EI

    Visitamos o Instituto Superior Técnico onde está a ser desenvolvido um micro-satélite de dez centímetros de aresta capaz de rastrear aviões comerciais onde sistemas de localização convencionais têm pouca cobertura. O objetivo é colocar o satélite em órbita, a 400 quilómetros da Terra a uma velocidade de 29 km/h, em 2020. O projeto está incluído no programa da ESA Fly Your Satellite. A ambição é que a missão dure três a nove meses, uma vez que a massa do satélite, devido ao atrito, não deve durar mais do que um ano.

  • João Lousada, o astronauta português

    Reporter EI

    Estivemos à conversa com João Lousada, um astronauta análogo que foi selecionado para missões que se passam na Terra em sítios que se parecem com o planeta a explorar. A equipa realizou várias experiências durante semanas em Omã.

  • Venha conhecer o Centro de Satélites de Alfouvar, perto de Sintra

    Reporter EI

    São mais de 60 antenas espalhadas por sete hectares e meio no Centro de Satélites de Alfouvar, gerido pela Altice. Além de canais de televisão, esta rede é usada para acessos à Internet e serviços de rádio. As comunicações de satélite servem de redundância das redes nacionais. Em situações de emergência, estes satélites continuam a ser acionados para reposição e garantir comunicações.

  • Infante, um peixe robótico que faz bem à saúde

    Reporter EI

    Um peixe robótico criado no Algarve e que parece um brinquedo, mas é uma ferramenta terapêutica. A portuguesa Sirius Robotics ajudou a transformar o robô Infante, criado por outras organizações, num instrumento de pacificação e relaxe. Há já contactos de potenciais interessados em usar este aparelho inovador, composto por três peças que se movem de forma coordenada.