exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

Easy Blood Crossmatch, a tecnologia portuguesa que acelera testes sanguíneos

Exame Informática

  • 333

O primeiro protótipo criado entre Leiria e Coimbra deteta o grupo sanguíneo em menos de cinco minutos. A solução permite conferir a compatibilidade sanguínea através de discos com membranas com anticorpos embutidos, usando amostras de recetores e dadores. A ideia é poupar tempo e custos, nomeadamente para os países em vias de desenvolvimento.

Exame Informática

  • 333
  • Como a tecnologia ajuda à produção de fármacos para quimioterapia no Garcia de Orta

    Reporter EI

    A plataforma Vision4Lab junta QR Codes câmaras de filmar foi criada pela portugusea Quantico e ajuda a otimizar a farmácia do Hospital Garcia de Orta. Os técnicos usam a ferramenta para fabricar medicamentos administrados a doentes com cancro durante a quimioterapia. Cada procedimento é filmado e efetuado com o reconhecimento de códigos QR. A farmácia produz mais de cem doses diariamente, agora de forma mais segura e controlada.

  • MB Way estreia novas funcionalidades

    Reporter EI

    A aplicação que permite fazer pagamentos eletrónicos vai permitir pedir dinheiro e repartir os custos de uma conta com várias pessoas, bastando inserir os números de telemóvel dos envolvidos. A MB Way já pode ser usada no smartwatch da Samsung.

  • Teste em vídeo ao Hyundai Nexo, movido a hidrogénio

    Direto LAB

    Conduzimos um carro que oferece uma alternativa também sem emissões tóxicas, como os carros elétricos. A coreana Hyundai está a desenvolver veículos a hidrogénio, o que significa que utiliza uma célula de combustível para produzir energia elétrica a partir de uma reação química. O Nexo tem três tanques de hidrogénio e está recheado de tecnologia, oferecendo uma autonomia real de 600 quilómetros

  • Em teste: Infinitebook, o caderno com páginas reutilizáveis

    Direto LAB

    O Infinitebook foi criado pelo português Pedro Lopes e é basicamente um quadro branco em forma de caderno. É possível escrever, apagar e reutilizar as 15 páginas disponíveis. A superfície deteta perfeitamente a tinta e esta não passa de uma página para a outra, nem desaparece se passarmos a mão por cima

  • Powerbank português produz energia com movimentos do corpo

    Direto LAB

    Fomos até Guimarães conhecer o Walkon, um powerbank que produz energia a partir de movimentos do corpo. O dispositivo deve pesar menos de 100 gramas, ter uma potência de 900 miliwatts e contar com duas baterias de 3,7 volts. O objetivo é comercializar a partir de 2020, com os desportistas e os fãs do ar livre entre os potenciais compradores.