exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

A sinalética inteligente do Oceanário de Lisboa

Exame Informática

  • 333

O Oceanário de Lisboa é um dos equipamentos culturais mais visitados em Portugal, com cerca de um milhão e meio de visitantes por ano. A dimensão e diversidade dos equipamentos “pediram” um salto tecnológico que respondesse às necessidades da organização e dos visitantes. A sinalética muda com frequência, de forma rápida e remota, sem grandes custos.

Exame Informática

  • 333
  • Etiquetas inteligentes desenvolvidas em Portugal

    Reporter EI

    A empresa portuense Infraspeak desenvolveu a tecnologia de etiquetas inteligentes que comunicam por NFC com o telemóvel dos responsáveis pela manutenção e limpeza dos equipamentos no Hotel Intercontinental em Lisboa. Há dois anos que são usadas mais de 800 etiquetas que ajudam na monitorização dos equipamentos e que permitem a comunicação na hora através de uma app. É possível configurar alertas, prazos de utilização ou operações de renovação de consumíveis.

  • Spirio, o piano que toca sozinho e com grande mestria

    Reporter EI

    A Steinway lançou a tecnologia Spirio que reproduz interpretações de mais de 1700 pianistas automaticamente em pianos de cauda. O software permite replicar interpretações de Art Tatum ou Gershwin e toca sozinho devido a solenoides que acionam as teclas com 1020 níveis de pressão.

  • SheepIT: como a transformação digital chegou ao setor agrícola.

    Reporter EI

    O SheepIT consiste num sistema de coleiras 2.0 que monitorizam o que as ovelhas estão a comer e emitem sons e pequenos choques para evitar que comam galhos da vinha. Segundo os primeiros testes, em apenas 15 minutos as ovelhas deixaram de comer o que não deviam. O projeto foi desenvolvido em Portugal. As comunicações de rádio permitem localizar e obter dados de comportamento, sendo que estão previstas novas funcionalidades como cercas virtuais ou ataques de predadores.