exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Reporter EI

O que uma startup portuguesa pode fazer para ajudar no combate às infeções bacterianas?

Exame Informática

  • 333

Venha conhecer a Fastinov, uma startup criada no UPTEC, e que desenvolveu um kit que com apenas algumas gotas de sangue de um paciente consegue determinar qual o melhor antibiótico a usar no combate a determinadas infeções. O sistema promete resultados em apenas duas horas, ao invés das sete horas que conseguem os concorrentes com soluções semelhantes.

Exame Informática

  • 333
  • Empresas@pt: Hilton Vilamoura

    Reporter EI

    Veja como a cadeia de hotéis Hilton no Algarve encontrou soluções tecnológicas para agilizar a gestão e libertar recursos humanos para atender o cliente. O desafio era encontrar uma plataforma que centralizasse várias áreas e que fosse portuguesa, dada a estratégia do grupo Hilton.

  • Chip fotónico que torna comunicações com satélites mais baratas

    Reporter EI

    Fomos até ao Instituto de Telecomunicações de Aveiro conhecer o projeto onde está a ser desenvolvido um chip fotónico destinado a trazer Internet à metade da população que ainda está offline. O objetivo é tornar as comunicações com satélite mais flexíveis e baratas. Além de mais pequeno, o chip fotónico consome menos energia e é capaz de processar mais dados.

  • IR Bactyping: infravermelhos para detetar bactérias em hospitais

    Reporter EI

    A tecnologia portuguesa que ajuda a identificar estirpes de bactérias muito resistentes e que ajuda a combater surtos de infeções hospitalares. A IR Bactyping nasceu na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e pretende detetar as bactérias multirresistentes mais ameaçadoras. A ferramenta recorre a algoritmos e espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier. Além de custos mais baixos, a tecnologia promete entregar resultados mais rapidamente.