Processador ou CPU - Videopédia

24/04/2012 19:07

A unidade central de processamento (CPU - Central Processing Unit) é o chip mais importante de qualquer computador. É aqui que são processados os dados de acordo com as instruções do software. É o equivalente ao cérebro da máquina.

Há diferentes arquiteturas, mas na computação pessoal é o x86 que lidera destacada. Esta arquitetura foi desenvolvida originalmente pela Intel, mas que já foi aplicada por outros, com destaque especial para a AMD. A arquitetura define, em linhas gerais, a compatibilidade do software. Deste modo é possível garantir que as aplicações, como o sistema operativo, podem correr em processadores de diferentes tipos e diferentes marcas.

Os processadores juntam atualmente muitos milhões de transístores, os elementos básicos usados para linguagem binária (0 e 1), a base da informação digital. É partir de operações lógicas (0 e 1, falso ou verdadeiro) que se criam todas as operações aritméticas onde assenta a execução de todo o software.

Há várias características que definem o desempenho de um processador, como a frequência (MHz, milhões de ciclos por segundo), o número de núcleos (cada núcleo funciona como um processador independente) e a memória cache. No entanto, o desempenho das aplicações em determinada CPU depende muito das otimizações feitas na programação. Por outras palavras, a análise real do desempenho de um processador tem de considerar muitos fatores diferentes. Não é, portanto, correto concluir que a CPU A é melhor do que a B só porque tem mais núcleos ou funciona a uma frequência superior.

Videopédia
A Videopédia é uma nova secção da Exame Informática dedicada a descomplicar a tecnologia. Aqui usamos o vídeo para explicar o significado dos termos mais usados na tecnologia, sobretudo na área da informática.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv