Processador ou CPU - Videopédia

24/04/2012 18:07

A unidade central de processamento (CPU - Central Processing Unit) é o chip mais importante de qualquer computador. É aqui que são processados os dados de acordo com as instruções do software. É o equivalente ao cérebro da máquina.

Há diferentes arquiteturas, mas na computação pessoal é o x86 que lidera destacada. Esta arquitetura foi desenvolvida originalmente pela Intel, mas que já foi aplicada por outros, com destaque especial para a AMD. A arquitetura define, em linhas gerais, a compatibilidade do software. Deste modo é possível garantir que as aplicações, como o sistema operativo, podem correr em processadores de diferentes tipos e diferentes marcas.

Os processadores juntam atualmente muitos milhões de transístores, os elementos básicos usados para linguagem binária (0 e 1), a base da informação digital. É partir de operações lógicas (0 e 1, falso ou verdadeiro) que se criam todas as operações aritméticas onde assenta a execução de todo o software.

Há várias características que definem o desempenho de um processador, como a frequência (MHz, milhões de ciclos por segundo), o número de núcleos (cada núcleo funciona como um processador independente) e a memória cache. No entanto, o desempenho das aplicações em determinada CPU depende muito das otimizações feitas na programação. Por outras palavras, a análise real do desempenho de um processador tem de considerar muitos fatores diferentes. Não é, portanto, correto concluir que a CPU A é melhor do que a B só porque tem mais núcleos ou funciona a uma frequência superior.

Videopédia
A Videopédia é uma nova secção da Exame Informática dedicada a descomplicar a tecnologia. Aqui usamos o vídeo para explicar o significado dos termos mais usados na tecnologia, sobretudo na área da informática.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Dicas EI: Bluetooth

Saiba o que é e como tirar o melhor partido deste padrão de comunicação entre dispositvos.

I-GotU Pod 30 em análise

Experimentamos um pequeno dispositivo que inclui vários sensores ideias para desportistas e que permitem, por exemplo, controlar o ritmo das corridas.

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Repórter EI: JP IT Partners Challenge

Estivemos presentes numa iniciativa da JP, a empresa tecnológica que mais exporta e que está presente em vários países.

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática 241, Julho

Desvendamos os segredos do Windows 10, apesar de não podermos desvendar os segredos do Universo, nem mesmo com uma entrevista ao líder do CERN. O drone  Parrot Bebop, o novo Macbook, ou as dicas para escolher  um PC de jogos estão entre os atrativos desta edição.

EI Tv

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática TV n.º 449

Em destaque neste programa: conhecemos um robô que ajuda os mais velhos a manterem-se em forma e mostramos dois relógios inteligentes da Growing.