Processador ou CPU - Videopédia

24/04/2012 18:07

A unidade central de processamento (CPU - Central Processing Unit) é o chip mais importante de qualquer computador. É aqui que são processados os dados de acordo com as instruções do software. É o equivalente ao cérebro da máquina.

Há diferentes arquiteturas, mas na computação pessoal é o x86 que lidera destacada. Esta arquitetura foi desenvolvida originalmente pela Intel, mas que já foi aplicada por outros, com destaque especial para a AMD. A arquitetura define, em linhas gerais, a compatibilidade do software. Deste modo é possível garantir que as aplicações, como o sistema operativo, podem correr em processadores de diferentes tipos e diferentes marcas.

Os processadores juntam atualmente muitos milhões de transístores, os elementos básicos usados para linguagem binária (0 e 1), a base da informação digital. É partir de operações lógicas (0 e 1, falso ou verdadeiro) que se criam todas as operações aritméticas onde assenta a execução de todo o software.

Há várias características que definem o desempenho de um processador, como a frequência (MHz, milhões de ciclos por segundo), o número de núcleos (cada núcleo funciona como um processador independente) e a memória cache. No entanto, o desempenho das aplicações em determinada CPU depende muito das otimizações feitas na programação. Por outras palavras, a análise real do desempenho de um processador tem de considerar muitos fatores diferentes. Não é, portanto, correto concluir que a CPU A é melhor do que a B só porque tem mais núcleos ou funciona a uma frequência superior.

Videopédia
A Videopédia é uma nova secção da Exame Informática dedicada a descomplicar a tecnologia. Aqui usamos o vídeo para explicar o significado dos termos mais usados na tecnologia, sobretudo na área da informática.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv