exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Web Summit

Web Summit: Empresa de Joseph Gordon-Levitt já deu 2 milhões de dólares à comunidade

MIGUEL A. LOPES/ Lusa

Era um dos oradores mais esperados da tarde. Um ator que também é realizador e empreendedor. Joseph Gordon-Levitt falou sobre a importância do trabalho colaborativo e revelou que a sua empresa já pagou aos artistas 2 milhões de dólares.

  • 333

Exame informática

“Não pensei na empresa como uma empresa. Basicamente, a minha carreira de ator estava num impasse e criei a HitRECord como algo muito próprio. Depois começou a formar-se uma comunidade incrível.” Foi assim que o ator que encarnou Edward Snowden no mais recente filme de Oliver Stone explicou como criou uma empresa que estimula o trabalho colaborativo e criativo.

“Já passámos a fasquia dos dois milhões de dólares de retorno para os artistas e estamos em 150 países. As pessoas gostam de fazer parte de uma comunidade positiva como a nossa. Mais do que as comunidades narcisistas que se encontra facilmente na Internet”, adiantou Gordon-Levitt.

A hitRECord produz filmes, livros e, por exemplo, música. Sempre que os conteúdos são adquiridos os artistas envolvidos nos projetos são recompensados num modelo de partilha de receita que não foi esmiuçado pelo ator.

Na conversa com uma jornalista da CNN perante um Meo Arena quase esgotado, o realizador de “Don Jon” foi questionado: Afinal, a tecnologia é boa ou má para a democracia? O ator que criou laços com Edward Snowden durante a rodagem do filme já referido admitiu que a tecnologia será má ou boa consoante a utilização que fizermos dela. “O Edward (Snowden) quando lhe fizeram essa pergunta foi muito otimista. Disse que iriamos ter mais liberdade com o avanço da tecnologia. Aliás se compararmos a nossa vida hoje, em qualquer aspeto, constatamos que está melhor do que a que tínhamos há algumas décadas. E a tecnologia tem muito a ver com isso”, explicou.

A conversa com também versou sobre o erro – um dos fatores da vida dos empreendedores. O ator explicou como tinha falhado no lançamento do site da sua empresa e destacou a importância da educação e do facto dos pais nunca terem forçado o sucesso e optado por estimular a criatividade.

Pode acompanhar a HitRECord no site oficial da empresa.

  • 333
  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.