exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Web Summit

Web Summit oficialmente inaugurada

Nuno Botelho

Pouco antes da hora de jantar, Fernando Medina recebeu das mãos de Paddy Cosgrave a chave que inaugurou a Web Summit de 2016.

  • 333

Às 19h39, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, recebeu uma pequena chave das mãos de Paddy Cosgrave e deu início, oficialmente, à Web Summit. Antes, os papéis já se haviam invertido: o edil lisboeta distinguiu o mentor da Web Summit com a seleta honraria de receber a chave da cidade de Lisboa.

Além do presidente da Câmara de Lisboa, o palco contou ainda com o primeiro-ministro António Costa e João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria. A compor o cenário estavam vários empreendedores e investidores nacionais – que pretendem servir de prova que Portugal também sabe ser uma Startup Nation – ou não tivesse conseguido levar à maior mostra de empreendedorismo da Europa 66 projetos inovadores.

Paddy Cosgrave aproveitou para recordar que foi na edição de 2014, com a vitória de portuguesa Codacy, que descobriu que «tinha de haver qualquer coisa importante em Portugal».

João Vasconcelos fez questão de sublinhar que algo está a mudar na no ecossistema tecnológico, e repartiu os louros com Paddy Cosgrave: «Eu costumava vir aqui ver concertos, mas graças a vocês hoje as estrelas (no palco do Meo Arena) são os líderes de tecnologias».

A Fernando Medina coube lembrar a secular cultura de Lisboa enquanto cidade aberta a várias culturas, credos e proveniências. A Web Summit está aí para pôr à prova o espírito ancestral dos lisboetas.

  • 333