exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Web Summit

Comissão Europeia avança com mil milhões para startups e afins

Carlos Moedas foi à Web Summit discursar sobre o estado da inovação na UE e ainda anunciar um novo programa de incentivos ao capital de risco

  • 333

A iniciativa foi anunciada por Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, em plena Web Summit: Bruxelas vai criar fundo de investimento de mil milhões de euros que deverá funcionar como incentivo à entrada de investidores privados no capital de startups ou empresas em crescimento.

O novo fundo da Comissão Europeia deverá ser aplicado em articulação com investimentos privados.

O novo fundo deverá ter como teto 25% dos investimentos aplicados nas empresas – ficando a parcela restante a cargo de investidores privados. Um comunicado da Comissão Europeia estima que a nova iniciativa represente «investimentos adicionais de capital de risco até 1,6 mil milhões de euros».

«É um empurrão significativo, uma vez que o total de fundos de capital de risco captados no ano passado na União Europeia foi cinco mil milhões de euros. O investimento da União Europeia combina recursos do InnovFin do programa Horizonte 2020, do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e do programa COSME», refere ainda o comunicado.

Carlos Moedas não é o primeiro político europeu a aproveitar a Web Summit para anunciar novo apoio às startups: no dia anterior, o primeiro ministro António Costa anunciou 200 milhões de euros que também deverão ser aplicados em startups num regime de risco partilhado com investidores privados.

  • 333