exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Web Summit

O robô social que pode assumir várias personalidades

  • 333

Foi desvendado no Web Summit e apresentado como o «o mais poderoso e bonito robô social do mundo». O Furhat começa a ser vendido hoje.

Tem o formato de um busto, mas um busto que se move e é capaz de assumir diferentes personalidades. Ao contrário do habitual, o Furhat não tem um design definido. A face é construída de um material translúcido onde é projetada a animação. O que significa que o Furhat pode ser homem, mulher e apresentar diferentes rostos. O elemento que constitui a cara pode até ser substituído para dar outras formas ao Furhat. Na demonstração feita em palco, o robô assumiu a forma de cão.

Esta capacidade de assumir múltiplas personalidades permite, segundo Samer Al Moubayed, o fundador e CEO da Furhatrobotics, adaptar o robô a um vasto leque de utilizações. E foram dados vários exemplos nas demonstrações apresentadas: ser um professor de línguas (foi usado o Português na demo), assistente digital e até entrevistador para selecionar candidatos a empregos – neste exemplo foi sugerido que o robô seria imune a preconceitos.

A Furhatrobotics disponibiliza uma plataforma de desenvolvimento (SDK) para os programadores criarem aplicações para serem executadas no Furhat. Para Samer Al Moubayed, será essencial recorrer à interação através de voz natural – o Furhat já é capaz de interagir em vários idiomas, incluindo Português.

  • 333