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WayRay: realidade aumentada no para-brisas

Sérgio Magno

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Dentro de alguns anos, o para-brisas dos nossos automóveis vai ensinar-nos a conduzir melhor e mostrar onde há lugares para estacionar

A WayRay, uma startup que já recebeu investimentos da Porsche e da Hyundai, desenvolve para-brisas para automóveis que incluem tecnologia de realidade aumentada. Um sistema similar aos Head-Up Displays (HUD) já disponíveis em muitos automóveis, com a diferença que permite projetar imagem numa área muito maior do vidro frontal dos carros. Atualmente, a WayRay já disponibiliza soluções de navegação em que imagens virtuais sobrepõem-se às estradas para encaminhar o condutor para o melhor percurso de um modo muito mais intuitivo e que permite manter os olhos focados na estrada. Mas o objetivo é evoluir este sistema para adicionar outro tipo de informações contextuais, como lugares de estacionamento disponíveis ou curiosidades sobre pontos de interesse por onde o carro está a passar.

Vitaly Ponomarev, o fundador e o CEO da WayRay, ainda prefere não adiantar datas para a chegada do produto ao mercado: «tudo depende dos nossos clientes e da evolução da tecnologia da condução autónoma». Isto porque Ponomarev acredita que a implementação da Realidade Aumentada ainda será mais interessante com a chegada dos carros autónomos e semiautónomos porque «permite-nos ver o que o sistema do carro está a ver, o que não só aumenta a confiança no sistema como, também, possibilita ao condutor fazer correções». Para o empreendedor, esta tecnologia é vai levar o condutor a focar-se mais na informação relevante «na medida em que faz, através de grafismo, sobressair os elementos que mais exigem a atenção do condutor, como os limites das vias ou obstáculos que possam surgir» – uma das possibilidades da tecnologia da WayRay é, em conjugação com sistemas de visão e inteligência artificial, detetar obstáculos que possam surgir repentinamente, incluindo peões e animais

Num projeto já desenvolvido para a Porsche (vídeo abaixo), a tecnologia de realidade aumentada é utilizada para instruir o piloto de um carro de competição a seguir as melhores trajetórias e travar no momento certo. Uma ideia que Vitaly Ponomarev confessa ter ido buscar aos videojogos de simulação de corridas.

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