exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Web Summit

AI Moonshot Challenge: concurso de ideias de sustentabilidade arranca hoje

David Fitzgerald / Web Summit vi

«A partir de janeiro de 2020, os participantes terão nove meses para desenvolver, experimentar e validar suas soluções de IA com grandes dados da Terra», explica a organização do concurso AI Moonshot Challenge. Estão previstos 500 mil euros de prémio

  • 333

Empresas e investigadores que tenham ideias inovadoras para a gestão de resíduos e sustentabilidade já podem dar o primeiro passo rumo ao registo de candidatura no site do AI Moonshot Challenge. Este será apenas o primeiro passo para os interessados disputarem o prémio de 500 mil euros atribuídos pelo concurso criado em parceria pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Unbabel Labs.

«A partir de janeiro de 2020, os participantes terão nove meses para desenvolver, experimentar e validar suas soluções de IA com grandes dados da Terra», explica a organização do prémio em comunicado.

Tendo como tema da primeira edição a gestão de resíduos e sustentabilidade, o AI Moonshot Challenge pretende ainda reforçar o uso de dados recolhidos pelas diferentes missões espaciais e fomentar o desenvolvimento de novas ferramentas de monitorização do ecossistemas. E por isso, o projeto deverá conta com o apoio não só Agência da Inovação, como também do Centro de Computação Avançada do Minho, que hoje alberga o mais poderoso supercomputador português.

«O desafio será combinar fontes maciças de dados de uma variedade de sensores de diferentes tipos, incluindo dados de observação da Terra, para identificar resíduos marítimos ao longo da coluna de água (flutuantes e não flutuantes). Equipas de todo o mundo irão competir para encontrar a melhor solução para esse desafiante e complexo problema ambiental, aplicando técnicas avançadas de Inteligência Artificial para analisar grandes quantidades de dados», refere a organização do AI Moonshot Challenge, em comunicado.

O concurso pretende manter a ligação iniciada com o anúncio levado a cabo na segunda-feira, durante a cerimónia de inauguração da Web Summit de 2019. «Os vencedores serão anunciados em novembro do próximo ano, na Web Summit 2020, e receberão um prémio de €500.000 para formar uma equipa de especialistas e realizar pesquisas adicionais em Portugal por um período de até dois anos», refere o comunicado da organização do concurso.

  • 333