exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Japão investe 845 milhões no criação de tecnologias para ciborgues e agricultura

gremlin - Getty Images

A aposta alarga-se ao desenvolvimento de várias áreas científicas para lá da robótica, nomeadamente, automatização do setor agrícola e procura de soluções ambientais

  • 333

Francisco JM Garcia

O governo japonês quer investir 100 mil milhões de yens, o equivalente a 845 milhões de euros, no desenvolvimento de tecnologia na área da robótica para fins de melhoramento das capacidades humanas.

De acordo com a Nikkei Asian Review, investigadores japoneses e internacionais vão ser convidados a submeter propostas em 25 áreas diferentes, que vão desde a robótica a soluções ambientais para combater a poluição industrial.

Uma fonte anónima do governo nipónico contou à mesma publicação que o acordo tem uma duração de dez anos e que serão postos de parte 100 mil milhões de yen para serem aplicados nos projetos durante os primeiros cinco anos.

Esta aposta no desenvolvimento científico surge numa altura que o Japão atravessa uma crise em várias frentes, por exemplo, no envelhecimento demográfico, a nível da poluição dos oceanos e na taxa de natalidade, que no futuro pode ter um forte impacto na massa laboral do país.

A Nikkei Asian Review conta que a investigação procura encontrar «uma tecnologia que substitua funções corporais humanas através de robótica até 2050» e desenvolver novas técnicas na área da hibernação artificial, que tem como inspiração o processo de hibernação animal e que pretendem aumentar a longevidade dos corpos.

A publicação afirma que o governo japonês tem também como objetivo desenvolver processos de automatização que possam ser aplicados à agricultura, construção, pesca e ter alternativas para o tratamento e reciclagem de resíduos industriais.

  • 333
  • O que a IA pode fazer pelo seu negócio

    Opinião

    «Atualmente, o ouro do século XXI já não é o petróleo, mas sim os “dados”. A existência de dados múltiplos relativamente a comportamentos, preferências ou compras de consumidores poderá ser considerado o “ holy grail”, na medida em que, torna-se possível através de múltiplos algoritmos prever os comportamentos, as preferências ou as compras e assim tomar decisões mais acertadas», lembra Soraya Gadit, diretora da Inocrowd

  • Roomba I7+ , o primeiro aspirador robótico com Inteligência Artificial

    Direto LAB

    A iRobot apresentou o Roomba I7+, uma nova versão melhorada do popular aspirador robótico. Este modelo usa as primeiras aspirações para mapear a zona e deteta diferentes superfícies e níveis de sujidade, adaptando-se de modo conveniente. O sistema é capaz de mapear diferentes andares a a CleanBase consegue limpar o aparelho, sem ser necessária ajuda humana constante.