exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Conta autêntica de Putin seguia conta falsa de Putin no Twitter

O Twitter anunciou que baniu uma conta falsa que se fazia passar por Vladimir Putin. O insólito é que a conta autêntica do presidente russo estava entre os seguidores deste perfil.

  • 333

Exame Informática

A conta @putinRF_eng fazia-se passar pelo perfil oficial do presidente russo, mas em versão inglesa. A foto de perfil era a de Putin e a fotografia de capa mostrava o Kremlin. O Twitter anunciou o bloqueio desta conta, alegando ter descoberto que se tratava de um perfil falso. A conta esteve ativa por seis anos e tinha mais de um milhão de seguidores, entre os quais o próprio Vladimir Putin.

O presidente russo tem presença oficial na rede de microblogging através da conta @PutinRF e segue apenas três contas: a do governo russo, a do primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev e a tal conta falsa, noticia o Engadget.

Entre os conteúdos publicados pela conta @putinRF_eng estavam os links oficiais para as aparições públicas de Putin. As autoridades russas denunciaram ao Twitter e a rede social desativou a conta, remetendo a justificação para a sua política de utilização.

Ainda não há qualquer indicação de quem era o responsável por manter esta conta falsa.

O Twitter revelou que já suspendeu mais de 70 milhões de contas, num combate à desinformação.

  • 333