exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Hackers mostram que é possível atacar câmaras fotográficas com ransomware

Um investigador mostrou na DEFCON como é possível atacar com ransomware as fotografias armazenadas nas câmaras digitais modernas. A partir daí, o utilizador vê-se obrigado a pagar o resgate para recuperar as suas memórias.

  • 333

Exame Informática

Eyal Itkin conseguiu atacar uma Canon EOS 80D com ransomware e encriptar as fotos armazenadas na câmara. O investigador assume que mais modelos estão vulneráveis a este tipo de ataques e tudo o que é preciso é que o hacker e o utilizador estejam na mesma rede Wi-Fi. O ataque passa por “enganar” a máquina e levá-la a instalar o programa malicioso disfarçado de atualização de firmware. O resultado é que todas as fotografias e vídeo são sequestrados e o utilizador só os consegue recuperar caso pague o resgate, noticia o Mashable.

Como não é necessária qualquer ação do utilizador para ser infetado, a única defesa possível passa por ter as ligações Wi-Fi e Bluetooth desligadas caso não estejam a ser necessárias.

O investigador Eyal Itkin trabalha para a Check Point Software Technologies e alertou a Canon para esta possibilidade de ataque. A fabricante agiu rapidamente e emitiu uma correção. Os utilizadores só precisam de atualizar o firmware da câmara para estarem devidamente protegidos.

  • 333