exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Android permite login com impressão digital em algumas aplicações Google

Os utilizadores Android vão poder começar a fazer login em algumas aplicações da Google com um PIN ou com a impressão digital. Este é o primeiro passo da Google em direção a um futuro sem passwords.

  • 333

Exame Informática

A Google pretende, no futuro, abolir a utilização de passwords e passar a pedir uma impressão digital, um padrão ou um PIN como forma de autenticação. O primeiro passo nessa direção foi tomado agora, com alguns utilizadores de Android a poderem configurar o Chrome através do URL passwords.google.com para passar autenticar-se através de impressão digital. Nesta fase, a alteração vai estar disponível apenas para alguns smartphones Android selecionados.

A Google planeia lançar a funcionalidade para todos os telefones com Android 7.0 ou superior nos próximos dias, noticia o Engadget. A versão 7.0 marca a estreia do FIDO2, a certificação que permite que os telefones Android possam ser usados como chave física de segurança.

Com esta abordagem, a Google (e outros players no mundo da tecnologia) pretendem manter as credenciais alojadas no aparelho e evitar o risco de reutilização de passwords em múltiplos serviços.

  • 333