exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Vêm aí novos filtros de Realidade Aumentada para o Instagram

O Facebook anunciou que vai disponibilizar a ferramenta SparkAR para os utilizadores poderem criar os seus próprios filtros de Realidade Aumentada para o Instagram.

  • 333

Exame Informática

A SparkAR já estava disponível para o Facebook e é usada para criar praticamente todas as experiências de Realidade Aumentada que se encontram nos produtos da rede de Zuckerberg. Agora, a empresa anunciou a disponibilização desta funcionalidade também para o Instagram. O anúncio já tinha sido feito na primavera e, desde então, a SparkAR esteve disponível para alguns utilizadores do Instagram. Agora, é a vez de todos poderem experimentar através da versão beta, noticia o Engadget.

O utilizador interessado em testar os filtros criados por outros só precisa de ir até ao fim das Stories e clicar em «Browse More Effects». Para criar os seus próprios, é necessário descarregar o Spark AR Studio para PC ou Mac. O processo de criação e partilha é bastante simples, baseado em drag and drop para muitas das tarefas necessárias.

A expetativa é de que os filtros criados pelos utilizadores ganhem popularidade e esta se torne uma tendência. Recorde-se que o Snapchat adotou a mesma estratégia no ano passado com o Lens Studio, que permite a qualquer um criar os seus filtros, e o Lens Explorer, para se encontrar as criações feitas pelos utilizadores.

  • 333